10 dicas para contratar um design matador no 99designs

10 dicas para contratar um design matador no 99designs

Quer um layout apresentável e não possui designer na equipe? Está sem grana para contratar uma agência? Sabe que não é o momento de otimizar, mas quer algo bonito? Contratar um designer terceiro pode ser uma boa opção e o 99designs é o local certo para encontrá-los.

O 99designs é uma plataforma que reúne designers de todo o mundo que competem por trabalhos gráficos submetidos por qualquer pessoa ou empresa. Através dele você pode fazer banner, logo, layout de site e cartões e muito mais.

99

Sempre damos essas dicas em nossos workshops e/ou para empreendedores que nos procuram com dúvidas sobre como tirar o produto do papel e agora vou compartilhá-las com vocês.

A última contratação que executei foi para o layout do nosso site e blog. É evidente que a versão anterior deixava muito a desejar, sabíamos que precisávamos de algo muito mais bonito.

site_bizstart01

Então, iniciei a missão de dar uma cara totalmente nova para o nosso principal cartão de visitas. E fiz isso seguindo essas 10 super dicas.

1 – Saiba o que quer contratar

Uma coisa que você precisa entender sobre o 99designs é lá você não está contratando alguém para pensar seu produto. Se não souber muito bem o que deseja, é melhor nem começar. Mas não basta só saber o que quer, você precisa saber explicar o que deseja, passar sua visão.

2 – Crie um título super atrativo

O 99designs cria um título padrão para as competições. Para a nossa competição ele criou o título “Help Bizstart with a new website design“. Vamos combinar que essa chamada não é nada atrativa, ela é apenas mais uma entre muitas. Para atrair bons designers você precisa vender muito bem sua competição e um bom título é um grande diferencial. Veja como ficou o título da nossa competição:

titulo_competicao

3 – Dê muitos exemplos

Pense um pouco no lado do designer, em como é difícil, ou quase impossível, preparar uma proposta sem conhecer o gosto do cliente. Muitos designers desistem de participar de competições por este motivo. Portanto, faça uma pesquisa para encontrar trabalhos que goste e passe como referência; quanto mais, melhor.

4 – Desenhe wireframes

Você realmente espera que um designer do outro lado do mundo adivinhe onde colocar o botão de inscrição? Legal, agora designers possuem super poderes. Se tem uma posição preferida para algum elemento, deixe isso explícito. E não precisa de grandes habilidades para desenhar um wireframe, olhe o que eu fiz para o nosso site.

wireframe_workshop

5 – Garanta o pagamento

No 99designs o pagamento é sempre antecipado, mas com garantia de devolução. Isso quer dizer que você deverá efetuar o pagamento no início da competição e se não gostar das propostas poderá pegar a grana de volta. Porém, isso deixa muitos designs inseguros. Pense bem, ele já está construindo propostas que podem não vencer e você ainda diz que a competição pode terminar sem vencedor?! Para dar mais segurança aos designers, o 99designs oferece a opção de garantir o pagamento, onde você se compromete a escolher um vencedor ou ter o valor da competição dividido entre os participantes. Designers com maior reputação geralmente não entram em competições sem pagamento garantido, foi por isso que destaquei o pagamento garantido no título.

6 – Convide designers para o concurso

Você é um daqueles que simplesmente espera as coisas acontecerem? Tomara que não! Mesmo com um título super atrativo pode demorar um pouco para sua competição ser encontrada. Não perca tempo, arregace as mangas e comece a convidar os designers. Uma boa dica é visitar as competições encerradas e convidar designers vencedores. Convidei mais de 650 designers para nossa competição.

7 – Explore a criatividade coletiva

Eu não fechei todos os detalhes na primeira versão do briefing, deixei claro que desejava algo novo e que os designers não só poderiam, como deveriam inovar. Confesso que não conquistamos muitos competidores nesse momento; por outro lado, recebemos propostas bastante criativas e diferentes. E após uma primeira rodada de propostas sem direcionamento, começamos a fechar o escopo e preparar os wireframes. Agindo dessa forma descobrimos possibilidades que nem imaginávamos. Você também pode explorar a criatividade dos seus amigos, para isso basta criar uma pesquisa com as principais propostas e compartilhar com eles.

8 – Seja rápido nos feedbacks

Quem está contratando e quer o melhor resultado? Você, é claro! Então comece a iteragir com os designers da forma mais intensa que conseguir. E seja direto e específico nos feedbacks, coisas como “poderia ser melhor” e “não gostei da abordagem” não funcionam muito bem. É importante saber que no 99designs as competições normalmente tem duração de 7 dias, e se o pagamento for garantido, como já falei, a grana será dividida com todos que participaram da competição. Esses são mais dois bons motivos para você trabalhar duro e ser rápido nos feedbacks.

9 – Trabalhe no fuso horário dos designers

Essa é praticamente uma continuação da anterior. Para ser rápido nos feedbacks você muitas vezes precisará estar no fuso dos designers. No início, com muitos designers, isso pode ser inviável, mas na fase final é possível e recomendável.

10 – Sempre passe mais de um designer para a segunda fase

No 99designs as competições possuem 4 etapas. A primeira é aberta para todos enviarem suas propostas; na segunda você avalia as propostas e escolhe os finalistas; na terceira os finalistas trabalham para aperfeiçoarem suas propostas e na quarta um vencedor é escolhido. Mesmo tendo um preferido logo na primeira etapa, não deixe ele saber disso em momento algum, estimule a competição para evitar corpo mole. Mesmo que eu goste muito de um candidato, sempre faço questão de comentar que estou avaliando as proposta dos outros só para não criar o sentimento de “já ganhei”.

Como resultado, seguem alguns dados da nossa competição:

  • mais de 650 designers convidados;
  • 49 designers engajados;
  • 146 propostas recebidas;
  • 2 designers na final;
  • custo total de $1,400.00.

Essa foi a primeira versão, bastante fraca, apresentada pelo designer vencedor:

4lugar

Mas com a ajuda de mais de 67 feedbacks e 10 wireframes ele chegou no layout vencedor:

vencedor

Nesse momento você pode estar se perguntando se a contratação pelo 99designs vale a pena. Bem, trabalho com feedbacks e ajustes teríamos em qualquer situação – faz parte de qualquer trabalho de criação – porém o custo total foi aproximadamente 3 vezes menor do que o orçado com agências e designers nacionais. Posso dizer que valeu a pena sim e recomendo.

Para terminar, eu deixei vários links para o help deles durante o post, a página é bem completa e vale a pena dar uma conferida. Também fiz um vídeo bem simples mostrando como criar uma competição.

Existem alguns serviços nacionais que procuram oferecer o mesmo resultado que o 99designs, porém ainda não encontrei um que apresente motivos concretos e me convença a mudar. Você conhece? Por que acha ele melhor que o 99designs? Você já contratou serviços no 99designs? Teve problemas?

Gostou das dicas? Ainda está com dúvidas? Sugestões? Faça um comentário e compartilhe sua opinião conosco.

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    Se a ideia é contratar alguém pra deixar o que quer que seja “bonitinho”, vale muito a pena contratar um serviço deste tipo. Desconsiderando o lado do designer que está sendo desvalorizado, a empresa chega a economizar até 3x (como mencionado no artigo) e leva o que “pediu”.

    Mas se sua ideia é ter um projeto que FUNCIONE, seja um site, identidade visual ou estratégia de marca, vale a pena investir um pouco mais e ter um PROFISSIONAL trabalhando com você.

    Por que? 80% dos trabalhos que pego são de redesigns que foram inicialmente pensados com “gosto” ou “não gosto” como parâmetros de criação. Acontece que depois de 5 anos (no mínimo) o seu gosto muda, sem falar que o seu gosto é diferente do gosto do designer, que é diferente do gosto do seu cliente. Vale a pena investir um pouco mais no seu patrimônio e criar algo sólido que vai te acompanhar durante toda a vida da sua empresa.

    Estética é passageira.
    Sua empresa não.