10 habilidades que todo líder precisa para ter sucesso

10 habilidades que todo líder precisa para ter sucesso

Dois consultores da área de desenvolvimento de liderança, Jack Zenger e Joseph Folkman, publicaram os resultados de um estudo sobre as principais habilidades demonstradas por líderes que obtiveram sucesso em suas carreiras. Foram analisadas as respostas de 330 mil chefes, executivos e subordinados. Cada entrevistado apontou, entre 16 opções, as quatro melhores competências de um líder. Conheça agora o resultado dessa pesquisa.

Ranking das dez habilidades mais importantes em um líder

1 – Motivação e exemplo

O líder tem a capacidade de apresentar sua visão de futuro, motivar a equipe e servir como exemplo. Todos desejam trabalhar em uma empresa que se diferencia das concorrentes. O papel da liderança é criar as condições para que a ação de cada funcionário impacte positivamente os clientes e a sociedade.

 

2 – Honestidade e integridade acima de tudo

O ditado “Não basta à mulher de César ser honesta; ela precisa parecer honesta” se aplica perfeitamente neste caso. A honestidade e a transparência são requisitos fundamentais para o líder. A credibilidade de seu discurso se relaciona diretamente com o nível de confiança estabelecido no dia-a-dia na empresa. O importante é, em qualquer situação, falar a verdade.

 

3 – Capacidade analítica

As grandes corporações contratam líderes para resolver problemas organizacionais e aproveitar as oportunidades do mercado. Isso requer capacidade analítica e pragmatismo acima da média.

 

4 – Foco em resultados

Muitos se contentam em pegar carona e ver o mundo passar na janela. Já o líder sente a necessidade de comandar os processos, perseguir metas e conquistar o sucesso. Ele é guiado pela busca por melhores resultados.

 

5 – Poder de comunicação

Em diversos momentos, o líder se comunica com muitas pessoas e usando linguagens distintas. Seu poder de comunicação se manifesta na conversa com um funcionário, em reuniões com sua equipe, nos telefonemas, nas conferências via Skype, em seminários, mas também em posts, e-mails e comunicados internos. Fala e escrita claras e articuladas são indispensáveis.

 

6 – Relacionamentos sólidos

Qualquer que seja a atividade da empresa, ela se estabelece com base em relacionamentos e confiança. O líder sempre busca estreitar o contato com funcionários, clientes, fornecedores, outras áreas da empresa e a comunidade onde ela se insere.

 

7 – Conhecimento técnico

Muitos líderes iniciam as carreiras em uma área específica (marketing, administração, criação de softwares etc). Eles desenvolvem suas habilidades ao longo dos anos, acumulando expertise e se assumindo a condição de especialistas. O know-how os credencia e desperta a admiração de colaboradores, clientes e fornecedores.

 

8 – Visão estratégica

O verdadeiro líder tem visão de longo prazo e não fica preso às questões imediatas. A liderança pode ter ação tática, porém jamais perderá a visão estratégica do negócio. Dela depende o futuro da empresa.

 

9 – Investimento no funcionário

O verdadeiro líder reconhece a importância do desenvolvimento profissional de sua equipe. Por isso, investe tempo e recursos financeiros na formação daqueles colaboradores mais promissores. Ele trabalha na preparação da próxima geração de líderes da empresa.

 

10 – Aposta na inovação

Pesquisa realizada em 2012 pelo Innovation Barometer da General Eletric com 2.800 executivos seniores analisou a importância da inovação para as empresas. Nada menos que 92% dos entrevistados concordaram com a afirmação “a inovação é a principal alavanca para criar uma economia mais competitiva”. Capacidade de inovar é requisito indispensável para qualquer líder.

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