3 desculpas para não falar com os clientes

3 desculpas para não falar com os clientes

Falar com os clientes é uma atividade penosa para a maioria dos empreendedores e talvez seja por isso que muitos desenvolvem um mecanismo de defesa para evitar esse contato.

Se você criou algumas desculpas – ops, defesas – para não falar com os clientes, é bom ler com atenção.

“Clientes não sabem o que querem”

Realmente não sabem, porém seu trabalho também não é perguntar o que eles querem e depois montar uma lista de funcionalidades. Você deve realizar as entrevistas para compreender seus problemas e conseguir elaborar uma solução mais convincente.



“Falar com 15 pessoas é estatisticamente irrelevante”

Você acha que conversar com alguns clientes não é suficiente? Que precisa de uma grande quantidade? Toda grande amostra já foi pequena em algum momento – você precisa é começar; além disso, eu compartilho da mesma opinião do Eric Ries: “É bastante relevante quando 10 de 10 pessoas dizem que não querem seu produto.
Por outro lado, você estará numa situação muito melhor se tiver 10 de 10 pessoas dizendo sim para seu produto.

“Meus amigos já disseram que é uma grande ideia”

Seus amigos e familiares podem não dizer a verdade com medo de te magoar. Converse com eles para praticar a entrevista e pedir indicação de outras pessoas para entrevistar, mas não use-os para validação.

 

Quais outras desculpas você já ouviu ou inventou? Vamos aumentar essa lista!

Next Post:
Previous Post: