3 formas de recrutar talentos para a sua startup

3 formas de recrutar talentos para a sua startup

Para a alegria de muitos empreendedores, os profissionais começam a tomar conhecimento de que é possível construir uma carreira sólida em uma empresa que está começando, com benefícios que não são vistos em grandes corporações.

Ainda assim, recrutar talentos para startups tem se mostrado um desafio a mais para os empreendedores, já que uma empresa em início de funcionamento não tem condições de oferecer salários compatíveis com os das grandes empresas. Contudo, sabendo criar o ambiente e a conversa propícios na hora da entrevista e lançar mão da criatividade ao estabelecer a remuneração total do novo colaborador, é possível atrair e reter talentos que vão abraçar o seu negócio como se fossem os verdadeiros donos.

Antes de iniciar o processo de recrutamento, defina o perfil do profissional que mais se encaixa com sua startup. É uma pessoa em início de carreira ou com a carreira consolidada? Qual a faixa etária? Precisa ter muita ou pouca experiência? O perfil deve ser multidisciplinar ou você procura um especialista em determinado assunto? Esses são apenas alguns critérios.



Definidos os pré-requisitos, escolha forma de recrutar os talentos que farão parte da sua equipe. Conheça melhor cada um deles:

Fazer você mesmo o recrutamento e a seleção

Como uma startup em geral começa com poucos recursos e muita vontade, uma boa opção é que os próprios fundadores façam a seleção de novos membros. Isso permite que os novos colaboradores tenham uma imagem mais próxima do que podem esperar do negócio – já que a empatia pode ser gerada no momento da entrevista.

Outra vantagem dos próprios fundadores realizarem o recrutamento e seleção é a possibilidade de repassar aos entrevistados o sonho, as expectativas, as perspectivas e todos os sentimentos em relação ao novo negócio com a maior veracidade possível.

Contratar uma agência de recrutamento

Com o sucesso que as startups vem fazendo, algumas agências já surgiram com a proposta de oferecer serviços de recrutamento e seleção especializados para este tipo de negócio. Com conhecimento sobre as peculiaridades de uma startup, estas equipes têm mais facilidade em encontrar profissionais adequados aos perfis solicitados.

 Buscar indicações por meio das redes sociais

Uma terceira forma de recrutar talentos para a sua startup é lançar a vaga com o perfil desejado nas redes sociais e solicitar a ajuda de seus contatos na divulgação. Com o poder de viralização das redes sociais, além de encontrar profissionais aptos a assumir uma posição na no seu negócio, é possível construir um banco de talentos para futuras oportunidades, facilitando o processo nas próximas vezes.

Para você, qual é o melhor modelo de recrutamento e seleção? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Next Post:
Previous Post: