5 características indispensáveis para um empreendedor

5 características indispensáveis para um empreendedor

Para descobrir os segredos do empreendedorismo, não importa a idade e nem quem você é. Não é problema nenhum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Mas criar um negócio e se tornar patrão de si mesmo pode não ser uma tarefa tão simples. Para seguir esse caminho não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e estar sempre atualizado. Assim, a possibilidades de crescimento e do sucesso do seu mais novo negócio será certeiro.

O primeiro passo para quem busca abrir um negócio é se informar. Os profissionais do ramo revelam que ter pelo menos um conhecimento básico sobre a atividade já é um grande passo. Além disso, esses profissionais apontaram as principais características que um empreendedor deve ter. Confira:

1. Iniciativa

Em qualquer que seja a atividade, é importante ter a iniciativa. Sabemos que a busca por oportunidades de negócios é constante, e isso tem feito muitas pessoas desistirem dos seus planos. Para não fracassar também, fique sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar.

2. Coragem para correr riscos

Muitos brasileiros riscam essa frase do seu vocabulário. É importante ter coragem, seja qual for o projeto. Se você realmente busca ser um empreendedor, arriscar-se faz parte do ato de empreender. E não se confunda: correr risco é muito diferente de correr perigo, pois um empreendedor só corre perigo se estiver desinformado. Agora se tem as informações, as suas decisões serão tomadas com o risco calculado.

3. Capacidade de planejamento

Esse quesito requer três respostas: ter a visão de onde está, aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Com elas, será mais fácil criar planos de ações e priorizá-los dentro do seu mais novo empreendimento. Para ter e alcançar os objetivos determinados é preciso monitorar, corrigir e rever o que você está realizando.

4. Eficiência e qualidade

As pequenas empresas geralmente apresentam menos recursos em suas fases iniciais e por isso acreditam que terão seu aproveitamento prejudicado. Esqueça isso e não desista dos projetos estabelecidos! Ao invés de se lamentar, procure garantir que esses recursos sejam bem aproveitados, não se esquecendo de conquistar o cliente e o público alvo.

5. Liderança

A frase “o empreendedor deve ser o líder na sua empresa” deve ser guardada em sua memória. Um bom empreendedor é aquele que ouve os problemas de uma empresa, busca soluções para esses problemas, sabe estimular permanentemente a equipe e está pronto para motivá-la. Com essa postura, as chances de sua empresa ser um sucesso só tendem a crescer!

E você, qual outra característica acrescentaria à lista? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

 

Next Post:
Previous Post:
  • http://www.plingideas.com/ Mauro Silva – Pling Ideas

    Oi Maurilio,

    compartilharia algo relacionado a “ter clareza das coisas que não sei, ou sei pouco”.

    Como poderíamos chamar isso? :)

    Um empreendedor tem que ser menos herói e ir em busca de mais colaboração. Pode ser um sócio com formação complementar, conversas formais com um mentor ou mesmo informalmente pedindo ajuda a comunidade.

    Exército de um homem só, não dá ! A batalha é quase que perdida.

    []’s
    Mauro Silva – Pling

    • http://bizstart.com.br/ Rafael Leite – Bizstart

      Oi Mauro!

      Então, bem nessa linha sua, eu usaria o termo “Autoconhecimento”.

      Isso significa saber as minhas limitações, as minhas forças, o que preciso de ajuda e o que preciso melhorar.

      Isso, com a ajuda dos itens 1 (Iniciativa) e 2 (Coragem), faz com que o empreendedor vá atrás de evolução pessoal, mesmo que isso o leve a sentir-se frágil.

      Concordo plenamente que o modelo do empreendedor herói é uma falácia.

      Abraços!

      • Alex Gomes

        Boa tarde ! por fim , uma sociedade ajuda sim , ajuda a produzir e render mais rápido . Mais ambos teriam que estar bem sincronizado no que vão fazer juntos.

        :