5 passos para desenvolver sua Startup em tempo parcial

5 passos para desenvolver sua Startup em tempo parcial

Grande parte dos Empreendedores que iniciam sua Startup começam suas atividades em tempo parcial. Seja durante a faculdade, como forma de colocar em prática o aprendizado ou até mesmo quando já se está no mercado de trabalho e pretende empreender geralmente no período da noite.

Não importa. Geralmente, os Empreendedores de primeira viagem se encontram completamente fadigados quando seu projeto começa a dar os primeiros passos, e qual é o motivo?

Bom, existem alguns fatores que pode complicar a vida desse Empreendedor e talvez isso já esteja acontecendo com você:

  • Você vira um chato e só fala do seu projeto ou;
  • Sua vida social fica completamente esquecida ou;
  • Prejudica a sua renda principal em virtude do início da sua Startup (e não queremos que isso aconteça com você)

Desde que adentrei no Universo das Startups em 2013 vi diversos Empreendedores cometerem o mesmo erro cometido por Empresários do século passado.

Conheci caras que investiram mais de 100 mil reais antes do projeto ter seu primeiro cliente ou até modelo de negócio definido. Conheci pessoas que ganharam diversos prêmios nacionais e acharam que aquilo era uma “validação” por parte do mercado, e não é. E também tive a oportunidade de conhecer pessoas que desistiram quando viram que o caminho era muito longo.

Sim ou sim, você precisa aprender uma coisa (por mais clichê que pareça): comece rápido.

Não vou entrar em detalhes sobre formas de como começar rápido. É obrigatório a leitura do livro Startup Enxuta do Eric Ries para que você entenda que existem metodologias para validar uma Startup em menos de 54 horas.

A mais famosa delas é o Startup Weekend que praticamente força você a tirar sua ideia do papel e validá-la precocemente antes de gastar verdadeiras fortunas no seu projeto, tudo isso em 54 horas.

Por esse motivo, não adianta dizer “ah, mas meu projeto é muito complexo para ser validado nesse curto espaço de tempo”. Historicamente, se ele não pode ser validado nesse período, é porque você não sabe ao certo qual é a sua proposta de valor e/ou qual a dor do cliente que você cura.

Mas enfim…

Quais são os 5 passos para focar na sua Startup em tempo parcial?

1 – Propósito

É importante frisar um detalhe: a vida do Empreendedor possui altos e baixos e algo precisa mantê-lo firme na sua meta.

Por exemplo, quando o Empreendedor está focado no resultado financeiro que aquele projeto pode trazer, em algum momento de grande dificuldade ele vai dar um passo para trás.

É muito desafiante fazer algo que não toca o seu coração, então opte por algo que esteja alinhado com seu propósito de vida pois isso é o que vai manter sua fé inabalável durante todo o processo.

2 – Projeto

Se diversos Empreendedores conseguem colocar seu time em campo em 54 horas durante um final de semana no Startup Weekend, por que você vai demorar meses para tirar seu projeto do papel?

Defina os detalhes do seu projeto do início ao fim:

  • Faça o seu Canvas, eu gosto muito da ferramenta Canvanizer pois é free, prático e intuitivo. Inclusive validar o próprio Canvas com pessoas com mais experiência já vão te dar alguns insights poderosos
  • Qual proposta de valor e/ou dor você vai focar as energias do seu MVP para conseguir colocar em campo no menor tempo possível.
  • Qual o orçamento mínimo necessário para colocar o time em campo – nessa hora você deve estar focado somente no essencial. Muitas vezes o Empreendedor demora tempo demais lapidando o layout do seu app e/ou sistema, como eu já disse: perfeccionismo pode levar você ao buraco.
  • Quais as atividades mínimas necessárias para que seu projeto saia do papel
  • Defina um tempo mínimo para esse projeto acontecer e tente enxugar ao máximo esse período
  • E claro, defina sua equipe. Ou seja, quem vai compor seu time e/ou a sociedade da sua Startup. O ideal é que a equipe seja complementar (Desenvolvedor, Empreendedor e Designer).

Enfim, sabendo os requisitos mínimos do seu projeto, daí você vai saber quanto que cada um da equipe vai se dedicar (e no que cada um vai se dedicar) para que seu projeto se torne realidade.

Uma vez validado seu Canvas – inclusive, crie coragem e divulgue sua ideia para o máximo de pessoas possível para receber o máximo de feedbacks possível – você precisa ter bastante foco na execução dessas atividades.

3 – Elimine os Sugadores de Produtividade

Em linhas gerais, são aquelas atividades que não agregam para sua vida ou para o seu projeto. Já que seu tempo é curto, você vai precisar abdicar de algumas coisas que você faz para que seu projeto se torne realidade.

Você precisa também ter coragem para dizer “não” pois aquele negócio do “ah, só por hoje” pode matar o seu projeto no longo prazo.

Também não preciso dizer que redes sociais, televisão e hábitos que drenam sua energia como comidas gordurosas, açúcar, álcool, andar com pessoas negativas, etc. devem ser eliminados ou no mínimo reduzidos da sua vida.

Se você deve eliminar os hábitos negativos, você deve substituir por hábitos positivos, tais como:

  • Comida saudável
  • Beber muita água (pelo menos 3-4 litros por dia)
  • Exercício físico (de preferência fazer de manhã cedo antes do trabalho)
  • Ficar em contato com a natureza
  • Descansar (sim, você precisa)
  • Estar rodeado de pessoas que te colocam pra cima

4 – Aproveitar o tempo ocioso

Essa é uma dica poderosa que poucas pessoas se dão conta. Aproveitar aqueles pequenos momentos para “colocar as coisas em dia” é muito útil.

Quem nunca ficou horas na fila do médico ou do banco? Ou para aqueles que vão de ônibus ou táxi para o trabalho, quantas horas você fica por dia dentro desses meios de transporte? Sem contar viagens e almoços…

Enfim, você pode aproveitar esse tempinho que você tem para colocar algumas tarefas em dia como: responder emails, ver redes sociais, interagir com seus early adopters e tudo mais.

5 – Ritmo

Por fim, já comentei brevemente acima mas é importante você ter ritmo.

Ritmo e disciplina é algo que você deve fazer todos os dias para tornar seu projeto realidade e não pegar um final de semana e ficar virado noites e noites trabalhando, isso não é produtivo e essa falta de ritmo não vai levar você a lugar algum.

 

Se você gostou desse post e quiser mais dicas sobre isso e também quiser saber como turbinar sua Produtividade, conquistar mais tempo livre na sua agenda e encontrar técnicas que, definitivamente, vão aumentar seu poder de foco permitindo que você produza muito mais em menos tempo, convido você a conhecer o projeto Segredos da Alta Performance.

 

Next Post:
Previous Post:
  • http://www.regexti.com.br Reinaldo Torres

    Excelente post Evandro !

    Tenho sentido na pele mt coisa que está escrito aqui.. Desde que comecei a estudar esse mundo vi que houve uma necessidade enorme de mudança comportamental e emocional. Em palavras é simples e lindo, mas quando se põe em prática as coisas são bem complexas. Se distanciar de coisas negativas, de coisas que te tiram do seu foco, vc se torna anti social e acaba ficando cada vez mais sozinho. Se não estiver realmente focado, vc pode ter um grande stress !

    Grande abraço !

  • http://imperiodoaudio.com/ Breno

    As melhores dicas que encontrei sobre Startup foi aqui, é um artigo melhor que o outro, se falando da vida de empreendedor não é fácil, realmente o empreendedor passa por altos e baixos, mas o mais importante é se manter em pé, temos que ter muito força de vontade para podermos produzir sempre e cada dia tentando fazer o melhor.