5 passos para executar suas metas em 2015

5 passos para executar suas metas em 2015

Com três semanas de ano novo, como você se sente agora? Motivado? Desmotivado? Só tem o carnaval na cabeça?

Bem, é natural que você ainda não esteja com sua produtividade a 100%. Janeiro requer mesmo uma dose extra de motivação. E é neste período que devemos aproveitar o ritmo mais lento para dar um gás no planejamento. Definir metas, para alcançá-las ao longo do ano.

É importante que o empreendedor enxergue as metas como um desafio.

O planejamento também não deve ser visto como um fardo, mas um desafio para o alcance de vôos mais altos. Por isso, o planejamento deve ser bem feito, e até refeito. As metas devem ser bem traçadas, objetivas e claras.

Então vamos à um passo-a-passo rápido, para você sacudir a poeira em janeiro!

1. REFLITA: QUAL É A SUA REALIDADE?

Faça um rápido review de 2014. Quais foram os aprendizados? Onde você conseguiu chegar em 2014?
Refletir para seguir em frente é fundamental. Principalmente ter a consciência de onde conseguiu chegar. É importante também revisar os erros. Saber onde errou é crucial para não cometer o mesmo erro novamente.

Portanto, onde você está agora? Como está a sua empresa? Bateu as metas de 2014? O que o ano passado te ensinou? Resumindo, qual é a sua realidade?

2. ANALISE: QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS?

Feito o planejamento, espera-se que você, empreendedor, tenha definido suas metas. O pulo do gato aqui, é que a grande maioria se basta nas metas anuais. Claro, elas são de extrema importância. Mas, o mais importante para manter-se motivado, é dividí-las em metas mensais reais e alcançáveis. Assim, fica mais fácil motivar sua equipe também. Pois a motivação vem do dever cumprido. Portanto, planeje anual e mensalmente e acompanhe a execução. Não esqueça de celebrar com a sua equipe cada passo alcançado. Isso gera mais gás para alcançar o passo seguinte.

3. MAPEIE: QUAIS SÃO AS SOLUÇÕES?

Agora você já sabe em que pé sua empresa está, e em que pé sua vida profissional está. Mas como você vai fazer para alcançar seus objetivos? Como você vai fazer para chegar lá? Esta é a hora do brainstorm. Pegue uma folha de papel, abra um novo doc no word, ou o bloco de notas do seu celular, como preferir. Agora defina e hierarquize seus objetivos em ordem de prioridade. Então escreva no mínimo 20 soluções para o alcance de cada um. Quais soluções existem para que você conquiste as suas metas?

4. PLANEJE E EXECUTE: QUAIS SERÃO AS SUAS AÇÕES?

O que você vai fazer a partir de hoje? Definidas as soluções para chegar lá, o próximo passo é o plano de ação. O que você vai começar a fazer para dar o 1º passo? Qual será a sua 1ª ação a ser executada? Planeje suas ações também em ordem de prioridade. As ações são compostas por tarefas, e as tarefas devem ser organizadas na sua agenda, para que a execução se concretize. Assim como as metas, tarefas e ações futuras devem ter data e hora para começar e acabar.

5. VERIFIQUE

Voilá! A partir daí você deve acompanhar a execução do seu planejamento. As tarefas que planejou estão sendo executadas? Você está com alguma dificuldade? As datas e prazos estão sendo cumpridos? Se tudo estiver OK, então maravilha! Mas, se houver algum porém, volte para o 1º passo, reflita sua realidade e defina as mudanças. E assim vá caminhando rumo à concretização dos seus sonhos!

 

Um forte abraço, e boas realizações!

 

Paula Quaiser

#istoécoaching

 

Next Post:
Previous Post: