6 motivos para mudar sua startup para um espaço de coworking

6 motivos para mudar sua startup para um espaço de coworking

Como no início de qualquer empresa, uma das dificuldades das startups é a falta de capital para ter um local adequado de trabalho. A garagem da casa dos pais, o quarto da república e os cafés dos shoppings têm limitações quando a empresa começa a montar sua equipe e atender clientes. Em muitos casos, também não vale a pena pagar o aluguel de um escritório para uma equipe enxuta que, às vezes, é formada por somente duas ou três pessoas.

Mesmo com esses desafios, as startups ganharam novas possibilidades para tirar as ideias do papel, sair da garagem e começar a crescer. Em todo mundo, empresas e profissionais estão aderindo aos escritórios coletivos, conhecidos também como coworkings. Uma pesquisa realizada pela Deskmag revelou que esta tendência já alcançou mais de 80 países, totalizando mais de 2,5 mil espaços compartilhados de trabalho.



Entenda o modelo de trabalho

Nos espaços de coworking, despesas como água, energia elétrica, telefone, internet e aluguel são dividas com outras empresas e profissionais que ali trabalham. Esses locais oferecem comodidade e economia em um ambiente compartilhado. Por isso, o coworking é a opção ideal para empreendedores que estão começando a ganhar tração em suas atividades.

Ainda não se convenceu? Então confira abaixo 6 bons motivos para você tirar suas ideias da garagem e conhecer um espaço de coworking:

1. Economia

Como todos compartilham o mesmo espaço, você não precisará pagar o custo integral de serviços terceirizados, como recepcionistas, limpeza e segurança.

2. Localização privilegiada

Alugueis em regiões centrais custam caro. E alugar uma sala em um local retirado não é nada legal na hora de receber um cliente. Por isso, espaços de coworking são ideais para impressionar suas visitas. Geralmente estão em locais próximos aos principais serviços e oferecem salas de reuniões equipadas.

3. Escalabilidade

Sua empresa pode crescer sem que você precise ficar se mudando. Os ambientes de coworking podem ajustar seu espaço de trabalho sem grandes impactos financeiros.

4. Flexibilidade de contrato

A maioria dos contratos de aluguel de salas comerciais estipula um mínimo de um ano de permanência. No coworking, você tem várias opções de pacotes e poderá encontrar o que melhor se adequa à sua necessidade, mesmo se você desejar renovar mensalmente.

5. Networking

Essa é uma das maiores vantagens do coworking sobre o homeoffice. Precisa de um advogado? Olhe para as mesas ao lado, pode ser que ele seja seu vizinho de trabalho. Sua empresa precisa de um designer para o site? Pode ser que do outro lado exista um freelancer. O ambiente de coworking permite que surja um mar de novas oportunidades!

6. Conhecimento compartilhado

Muitos espaços proporcionam workshops e cursos sobre empreendedorismo, como iniciar uma startup e dicas sobre marketing para pequenas empresas, por exemplo.

Sua cidade possui espaços de coworking? Que tal pesquisar algum que tenha a cara da sua nova empresa e começar agora mesmo a interagir com outros empreendedores? Não vão faltar experiências e parcerias para trocar.

Deixe sua opinião sobre os coworkings nos comentários!

Next Post:
Previous Post: