6 passos para criar um negócio de sucesso

6 passos para criar um negócio de sucesso

Para se criar um negócio de nível mundial é preciso, antes de qualquer coisa, ter uma ideia. Pensando nisso, o empresário Alan Hall apresentou algumas dicas em seu artigo para a revista Forbes que podem ser muito úteis.

Alan Hall é um empresário de sucesso, investidor, escritor e filantropo. Recentemente, ele fundou a Grow America, uma organização que ajuda os empresários em todo o mundo. Com 40 anos de experiência em negócios como CEO, já criou dez empresas. Atualmente, ele investe em sessenta startups emergentes. Ele sabe como iniciar e fazer um negócio crescer, e por isso, vale a pena conferir as dicas:

1 – Tenha ideias “infinitas”

Ideias notáveis de novos produtos estão por todas as partes e também há uma oferta ilimitada de conceitos esperando para serem lançados e comercializados. Na realidade, as ideias podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.

As ideias também podem ser pequenas e simples ou grandes e complexas. A paixão por um assunto pode ser o início de uma ideia atraente. Um novo produto, por exemplo, pode ser criado a partir de um mecânico que vê a oportunidade de transpor um conceito existente para um contexto totalmente diferente. Outra possibilidade de ideia se dá a partir de duas disciplinas diferentes em um novo campo de atuação.

Para os empresários com dificuldades de terem ideias por conta própria, uma saída é ir às universidades que realizam pesquisas, pois elas possuem uma infinidade de ideias que aguardam a chegada de alguém que pode transformá-las em produtos e levá-las ao mercado.

2 – Importância do conhecimento

As ideias são desenvolvidas, geralmente, a partir de fatos conhecidos. Empresários com ideias ousadas geralmente têm um alto nível de conhecimento adquirido pelo estudo ou por experiência profissional. Muitos empreendedores se beneficiam de lições aprendidas com experiências anteriores na universidade ou a partir da própria carreira, já que elas se tornaram alicerces fundamentais do entendimento.

As ideias também nascem do conhecimento das necessidades dos clientes e das suas perspectivas a respeito de novos conceitos. Por isso, fique sempre atento!

3 – Teste a ideia

Este é um processo que começa com a observação de uma situação, que pode ser um problema ou uma oportunidade. O observador, em seguida, deve perguntar a si mesmo “o que está acontecendo e por quê?”. Esse procedimento é o que o leva a recolher as informações e a pensar a explicação a respeito do assunto. O processo continua com um teste da ideia, seguido do recolhimento, análise e interpretação de dados. Ao final, temos uma solução já testada e viável.

4- Faça a relação entre dois ou mais fatos

Na opinião de Alan Hall, a geração de ideias é resultado da capacidade de uma pessoa conectar mentalmente dois ou mais fatos diferentes. Esses, quando unidos, criam uma visão clara de algo novo que nunca foi visto, desenvolvido ou comercializado.

5 – Temporalidade da ideia

Algumas ideias inovadoras vão ao encontro das necessidades dos consumidores de hoje. Outros conceitos podem ser concebidos agora, mas ainda não terão procura imediata. Nesse sentido, considere a Xerox, que desenvolveu muitas tecnologias que usamos atualmente há muito tempo, por exemplo.

A maioria dos produtos tecnológicos atuais foram imaginados há mais de trinta anos e chegaram ao mercado muito tempo após a ideia inicial ter nascido. De acordo com Alan Hall, a sua missão é desenvolver o “escritório do futuro”.

6 -Boa ideia só vale se for colocada em prática

Lembre-se de que uma ideia não vale nada até que ela tenha sido comercializada e que haja público para o produto. Algumas ideias são altamente rentáveis, outras serão apenas um sonho falho. Aprenda a eliminar as más ideias rapidamente para não perder tempo, energia e dinheiro. Ao final, de ideias notáveis surgem produtos atraentes, adquiridos por muitos compradores entusiastas. Para finalizar, o objetivo de qualquer sonhador é determinar qual ideia será a melhor escolha entre várias opções.

Quais são as suas dicas para criar um negócio de sucesso? O que você faz para ter boas ideias?

 

Next Post:
Previous Post:
  • http://gvoz.com.br Marcos

    Pura verdade: Boa ideia só vale se for colocada em prática, ter uma ideia e ficar só matutando não vai adiantar nada !