A nova estabilidade é o espírito empreendedor – Resumo de links da semana!

A nova estabilidade é o espírito empreendedor – Resumo de links da semana!

Sexta-feira, dia de bons drink e bons link!

Devo avisar que hoje o resumo está majoritariamente gringo – na proporção de 3 para 5. Mas é por uma boa causa: o conteúdo. O MVP de Steve Jobs, como não inovar, sua grande ideia que já foi feita, entre outras coisas que estão listadas aí embaixo. Vamos a eles.

1. O que é estabilidade hoje em dia?

Ótima reflexão do Insistimento sobre o conceito de estabilidade profissional. Usando o já muito discutido vídeo da Box 1824, “All Work and Play”o post põe em xeque sua generalização sobre os jovens profissionais. A mensagem importante é que, independente se o seu sonho é trabalhar na IBM ou abrir uma startup, só sobrevivem os que tem a capacidade de aprender por conta própria, se adaptar a vários ambientes, formar relacionamentos, enxergar novas oportunidades, entre em outras características também conhecidas como “Espírito Empreendedor”. Ou seja, todos temos que ser empreendedores, trabalhando em seu próprio negócio ou em uma grande e consolidada empresa.

2. Isso já foi feito

É muito comum ter uma grande ideia e, pesquisando, descobrir que ela já foi executada, certo? Esse é o mote do post do Startup Blog. Para começar, ele linka outro texto ótimo que diz o quanto é bom ter essas ideias e te recomenda a fazer uma lista delas. Depois, indica a reflexão: 1. Se já foi feito e ninguém conhece a respeito, sua ideia já foi realmente executada?; 2. Se fizeram e não funcionou, é porque a ideia é ruim ou foi feita uma versão ruim dela?

Ilustrando, ele ainda diz que, quando o YouTube foi lançado, havia mais de 300 sites de compartilhamento de vídeos no ar. Ainda bem que eles não desistiram, né?!

3. 5 caminhos para cometer o Suicídio da Inovação

Decidir que sua empresa precisa inovar não é exatamente uma decisão difícil. O Innovation Excellence lista 5 maneiras de NÃO chegar à inovação. São elas: 1. Começar sem uma demanda; 2. Começar apontando um “Inovador”; 3. Começar com uma ideia; 4. Começar com um brainstorming; 5. Começar negligenciando os consumidores. Vale a pena a conferida.

4. O Mínimo Produto Viável da Apple

Este não é um conteúdo denso sobre MVP. Funciona mais como um choque de realidade para acreditar de vez que você precisará lançar o seu MVP – e ele provavelmente será bem ruim. Como o próprio Andrew Chen, autor do blog, diz: “você pode ter um MacBook Air feito todo de alumínio na cabeça, mas primeiro vai lançar um caixote bizarro de madeira“. E é assim que poderá começar o caminho de sucesso da sua empresa.

5. A Consolidação do Mercado Mobile

Essa é, na verdade, uma notícia da Época Negócios. Mostra o crescimento do mercado de aplicativos e como ele está amadurecendo. É bem completa e serve bastante para abrir os olhos de quem ainda não viu que o futuro está nas palmas das mãos e nas telas dos smartphones. Mostra também que não há mais espaço para desenvolvedores de garagem – é preciso entrar sabendo o que está fazendo. E você aí pensando em lançar um site, hein?!

Por hoje é só. Como sempre, não deixem de dar suas opiniões e deixar suas indicações também! É compartilhando que se aprende!

 

 

Next Post:
Previous Post: