Ação com BMGen Canvas impactou empresários na Feira do Empreendedor de Pernambuco

Ação com BMGen Canvas impactou empresários na Feira do Empreendedor de Pernambuco

Foi uma semana incrível! Passei 5 dias em Recife convivendo com ótimas pessoas e conhecendo esse cidade linda e cheia de energia. Nesse post conto um pouco dessa experiência e o trabalho que realizamos na Feira do Emprreendedor de Pernambuco, dias que jamais serão esquecidos!

A semana começou com 16 horas de capacitação para uma turma de 50 ALI (Agentes Locais de Inovação) do Sebrae PE. Isso mesmo, 50 pessoas aprendendo, discutindo, inovando e, principalmente, divertindo-se com o Business Model Canvas. Foram criados mais de 250 modelos de negócio! Depois de passar por essa maratona os ALI estavam prontos para atuação na Feira do Empreendedor, o verdadeiro desafio estava por vir.

img_0986-nggid03217-ngg0dyn-320x240x100-00f0w010c010r110f110r010t010

 

Trabalhamos sem parar, das 10:00 às 22:00 com times de 8 a 10 pessoas em dois turnos. Parece super cansativo né? E se eu contar que alguns trabalharam no dia em que não precisavam e outros simplesmente não foram embora, você acredita? Pois é verdade! A sensação de ajudar outros empreendedores somada com a facilidade e alegria do Canvas transformou trabalho em diversão, obrigação em prazer. Isso fez toda a diferença!

img_1031-nggid03237-ngg0dyn-320x240x100-00f0w010c010r110f110r010t010

 

É impossível mensurar todos os resultados dessa ação. Eu tentei documentar ao máximo, mas tenho certeza que registrei apenas uma pequena parcela. Além disso, alguns resultados ainda surgirão; isso porque alguns ALI já comentaram que começarão a utilizar o Canvas com os empresários que estão atendendo. Fantástico!

Para terem uma ideia, essa é uma pequena amostra da diversidade de negócios (ou idéias) que foram modelados durante a feira:


 

Outro ponto alto da nossa atuação foi a sinergia com a Arena Virtual, sob curadoria de Gil Giardelli. Durane os intervalos das palestras convidávamos empreendedores ao palco para modelarem seu negócio juntos. Foi incrível ver como os empreendedores rapidamente compreendiam a ferramenta e enxergavam seu valor.

Também não posso deixar de registrar o prazer que tive ao conhecer o prefeito eleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, e construir o Canvas do projeto Água para Todos.

img_1079-nggid03261-ngg0dyn-320x240x100-00f0w010c010r110f110r010t010

 

Separei mais algumas fotos e alguns depoimentos dessa turma fantástica!

Parabéns pelo excelente trabalho. Conhecimentos, experiências, simplicidade,tranquilidade passados de forma tal que os resultados não poderiam ser diferentes: sucesso!!! Obrigada Rafael!
Katlin Machado – Gestora do projeto ALI, Sebrae PE.

A capacitação foi muito proveitosa e animada, a didática utilizada contribuiu muito para que o aprendizado acontecesse de forma tranquila, adorei mesmo e aprendi muito. Rafael, você foi muito paciente e atencioso com todos nós, agradeço em especial por tudo que aprendi com você durante a capacitação e na feira também, espero que possamos ter a oportunidade de aprender mais com você em outros encontros.
Muito obrigada!
Carla Fernanda – ALI, Sebrae PE.

Rafael, eu particularmente achei bastante produtivo os dois dias de capacitação, pois consegui entender melhor sobre a metodologia e consegui passar para os empreendedores de tal maneira que eles saíram satisfeitos. Parabéns!
Cézar Augusto Lins de Andrade – ALI, Sebrae PE.

A exposição sobre a metodologia da Modelagem de Negócio CANVAS propiciou fixar o conhecimento sobre os aspectos mais necessários para iniciar um negócio. Com a aplicação do CANVAS na Feira do Empreendedor, diversas ideias surgiram no sentido de inserir a referida modelagem nos planos de ação sugeridos no Programa ALI, visto que podem ser utilizadas pelas empresas para modelar contratos com clientes em diversos aspectos.
Guilherme – ALI, Sebrae PE.

Capacitação excelente no tempo correto sem se tornar massante ou desgastante.
Achei bastante interessante esta ferramenta, simples e muito importante para a organização das ideias dos empresários e futuros empresários, foi fantástico a reação das pessoas que realizavam o canvas percebiam a importância dele.
Rodrigo de Matos – ALI, Sebrae PE.

Aprendi muito com o Rafael, principlamente porque o CANVAS oferece uma visão sistêmica da empresa, poder visualizar a inter-relação entre as partes é de fundamental importância. A explicação do Rafael reforçou o conhecimento já adquirido e só tivemos a lucrar. Quanto à feira, a participação foi bem intensa, ele esteve sempre presente para tirar quaisquer dúvidas, sempre tirando fotos e por perto. A Feira deu a oportunidade de atendermos futuros empresários e orientá-los a uma decisão mais assertiva. Creio que isso foi fundamental!
Carolina Magda – ALI, Sebrae PE.

A capacitação foi o marco de um grande sucesso na aplicação do Canvas na Feira do EmpreendedorPE 2012. Foi excelente! Agregou muito valor o conhecimento sobre os modelos de negócios e que será possível sempre que puder aplicar nas ideias de negócios que surgirem, sejam com empresarios, candidatos a empresário ou até mesmo quem tem um sonho!
Jose Canto – ALI, Sebrae PE.

1 2 3 4 5 6 7 81011

Acredito que realizamos um ótimo trabalho e conseguimos impactar positivamente os empreendedores de Pernambuco, esse estado lindo. Já estou com saudades, conheci pessoas incríveis e me diverti muito (é só lembrar das conversas do almoço e jantar que começo a rir de novo. Muito obrigado por tudo e quero voltar logo.

Next Post:
Previous Post:
  • http://www.flammarion.com.br Flammarion Moura Cysneiros Junior

    Excelente iniciativa de promover essa capacitação CANVAS bem como da aplicação na Feira do Empreendedor por parte dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae (ALIs).

  • Pingback: Viajar é preciso: 2012 foi um ano incrível | Bizstart()