Aplicativos facilitam a vida do microempreendedor

Aplicativos facilitam a vida do microempreendedor

Desde que decidiu se tornar microempreendedor individual (MEI), a vida de João virou um corre-corre sem fim. Para dar conta de tanta coisa para fazer, seu dia precisaria ter 48 horas, mas, mesmo assim, alguma coisa ficaria pendente. Ele não dispõe de auxiliares, faz malabarismo com o orçamento curto e tem pesadelos com o acúmulo de tarefas. João seria um caso perdido? Claro que não. Só precisa se modernizar e pedir uma mãozinha à tecnologia.

Antes de João reclamar e dizer que não tem dinheiro para gastar, vamos logo avisando: é tudo 0800, “di grátis”. Não existe mágica. Ele precisa apenas escolher entre os diversos aplicativos e serviços online gratuitos disponíveis no mercado aqueles que mais se encaixam nas suas necessidades. Basta ter um smartphone e acesso à internet.

Alguns aplicativos funcionam como coringas e servem para qualquer um. Para facilitar, montamos uma lista com os principais programas e seus usos.

Adeus, conta telefônica!

Skype e Viber fazem ligações e enviam mensagens (texto, voz e vídeo). Você baixa o programa e, se estiver conectado à internet, não paga pelos serviços. Há planos em que o usuário faz ligações interurbanas e até internacionais gastando muito pouco.

Para esquecidos e bagunceiros

Evernote é o serviço perfeito para quem faz anotações e depois não acha o “papelzinho” com o telefone do cliente, o número da conta bancária de um fornecedor ou simplesmente é incapaz de lembrar que a conta de luz vence amanhã. Ele salva textos, imagens da internet e lista endereços de e-mail. Tudo fica guardado na nuvem. Assim, se o celular for perdido, os registros ficam preservados. Outra vantagem é que as notas podem ser editadas no desktop ou laptop, já que o serviço faz sincronização entre dispositivos.

Escritório de bolso

O pequeno empreendedor tem à disposição o ZeroPaper, uma ferramenta que parece um escritório: organiza fluxo de caixa (contas a pagar e receber), faz relatórios de resultados, emite boleto bancário, envia alertas por SMS. Só falta servir cafezinho. Tudo isto está disponível a um clique no smartphone.

Com a cabeça na nuvem

Para que gastar memória de computador, se tudo pode ser guardado na nuvem? Serviços como Google Drive, OneDrive, DropBox e Box.com armazenam e permitem o compartilhamento de arquivos. A vantagem do Box.com é ter a versão gratuita, capacidade de 10 GB, com vários recursos profissionais. O OneDrive oferece 15 GB livres de cobrança. O Google Drive coloca à disposição do usuário 15 GB gratuitos, mas a versão paga tem capacidade para mais de 20TB. Já o DropBox tem magrinhos 2 GB. Há uma análise comparativa dos serviços no Tecnoblog. Para acessá-la, clique aqui.

Vou de táxi

Ninguém merece esperar muito tempo por táxi. Para os apressados e impacientes, aplicativos como o Easy Taxi e o 99Taxis são uma mão na roda. O passageiro acessa o programa e solicita um carro. Pela localização do GPS do celular, o taxista que estiver mais próximo pega a corrida.

Bom de conta

Para quem nunca se deu bem com os números e treme só de lembrar das aulas de Matemática, a Calculadora de Porcentagem veio para acabar com o trauma. Ela faz operações simples e cálculos financeiros básicos na tela do celular. Para Android e iPhone/iOS.

Organizando a vida

Algumas ferramentas eliminam o trabalho repetitivo e dão maior agilidade ao controle de projetos, de demandas ou do planejamento estratégico. Uma das melhores opções é o Asana, aplicativo de gerenciamento de atividades e projetos. Ele, além de fácil de usar, é compatível com os sistemas Android e iOS. Suas funcionalidades permitem visualizar, cadastrar, editar e concluir tarefa. Opera em modo web, o que garante a sincronização de registros. O Wunderlist também desempenha o papel de gerenciador de trabalho, tem versão web e é compatível com iOS, Android, Windows e MacOSX. Já o Todoist apresenta uma versão gratuita com algumas limitações, mas ainda assim com desempenho satisfatório na sistematização de tarefas.

Modelar novas ideias

Conhecida como Business Model Canvas (BMC), esta ferramenta permite ao empreendedor formatar visualmente novos produtos ou serviços. O usuário pode aprender a usar todos os seus recursos em um curso gratuito da Bizstart. Há ainda ferramentas online para montar canvas no Ipad e no desktop ou laptop.

 

Agora João não pode reclamar que tem muita coisa para fazer e está sozinho. Com a ajuda dos aplicativos e serviços acima, ele conseguirá dar conta de inúmeras tarefas, usando apenas o celular ou o computador. Nunca foi tão simples e barato usufruir da modernidade.

E você, o que usa para ganhar tempo e facilitar a gestão do seu negócio?

 

Next Post:
Previous Post: