As pessoas por trás das metodologias

As pessoas por trás das metodologias

Quando se fala em tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma startup, logo se pensa em que metodologia de desenvolvimento de modelos de negócio utilizar. É aí que surgem nomes como Eric Ries e Alexander Osterwalder, os principais desenvolvedores de metodologias de desenvolvimento de negócios para startups de sucesso.

Eric Ries é autor do livro Lean Startup, cuja metodologia é baseada no modo de produção japonês em que a empresa funciona com o mínimo de recursos e desperdício, potencializando os resultados no mercado. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Yale, Ries iniciou sua carreira de empresário ainda na faculdade, quando fundou a empresa Catalyst Recruiting, um fórum on-line para jovens universitários que buscavam oportunidades de emprego. Ao mesmo tempo, Eric Ries atuava no conselho consultivo de duas incubadoras de inicialização e um fundo de ventures, o que lhe deu grande experiência na área de desenvolvimento de novos negócios.



Após alguns anos atuando em empresas da área de tecnologia, Ries decidiu pelo caminho do empreendedorismo de vez, passando a realizar consultorias independentes para pessoas que desejavam saber como iniciar uma startup. A partir daí passou a publicar em seu blog vários tipos de conteúdos a respeito de como desenvolver um negócio baseado no modelo Lean Startup, cuja filosofia é criar empresas altamente eficientes. Esse material acabou ganhando notoriedade no Vale do Silício, onde Ries já atuava, e posteriormente conquistou o mundo através do livro “The Lean Startup”.

Outro autor e empresário que transformou o mundo das startups foi Alexander Osterwalder, que desenvolveu o Business Model Canvas, uma metodologia de desenvolvimento de modelos de negócios para empresas de tecnologia. Osterwalder é PhD em Sistemas de Informações Gerenciais e atua como consultor e palestrante independente com foco em gestão estratégica e inovação. Seu modelo de desenvolvimento de negócios é uma ferramenta bastante eficaz no desenho de novos modelos de negócios, pois representa um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, como um resumo de um plano de negócios que visa nortear as ações de como empreender em startups.

Dois grandes gurus do momento, tanto Ries quanto Osterwalder, vêm sendo os pilares da construção de startups de sucesso, uma vez que suas metodologias são facilmente aplicáveis por qualquer pessoa que deseje entender melhor o processo de como empreender e obter sucesso com uma startup.

E você, já conhecia os autores das nossas metodologias favoritas? Quais outros incluiria nessa lista? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários!

Next Post:
Previous Post: