Bizstart: sucesso na Feira do Empreendedor Sebrae RJ

Bizstart: sucesso na Feira do Empreendedor Sebrae RJ

Aconteceu na semana passada, do dia 28 de novembro ao dia 01 de dezembro, a Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae RJ. O evento, que ocorreu no Centro de Convenções SulAmérica, contou com a participação de empresários e potenciais empresários que desejavam obter conhecimento sobre mercado, tendência, metologia, networking e etc.

E um acontecimento desse potencial, é claro, tinha que contar com a participação dos membros da Bizstart. Maurílio Alberone, Rafael Carvalho e Bernardo Kircove foram alguns dos nomes escolhidos para atuar junto ao Sebrae RJ na orientação de novos empreendimentos no segmento de startups e negócios sociais. A empresa é envolvida com projetos desse tipo, que busca oferecer consultoria aos jovens empreendedores brasileiros.

Planejamento e emoção. Desde o início do projeto, a Bizstart se dedicou a organizar junto ao Sebrae o espaço dedicado à startups e ao canvas. Para tanto, a empresa foi consultora dos gestores do Sebrae RJ no planejamento desses dois espaços. Nesse sentido, o time da Bizstart auxiliou na orientação dos 30 agentes locais de inovação a fim de capacitá-los para ajudar os visitantes a montarem o business model canvas e tirar dúvidas sobre o eficaz diagrama.

 Maurílio Alberone  facilitando o treinamento dos agentes locais de inovação.

Mas a participação da empresa não se reduziu apenas a atividade de consultoria para os membros do Sebrae. Como a Bizstart é referência no segmento em que atua, seus integrantes foram convidados a realizarem palestras e oficinas sobre modelagem de negócios e validação e também a participarem como mentores da atividade ‘mentoring’. Além disso, o espaço de maratona de negócios sociais também recebeu como consultor convidado um dos sócios da empresa.

Muita expectativa para o início do evento, e finalmente chegou o dia! O time da Bizstart se dedicou bastante para que todas as atividades pensadas fossem realizadas com sucesso! Para isso, monitoravam os espaços de atividade e ofereciam consultoria para o público mais importante da feira, o futuro empreendedor! É, ele sim, cheio de dúvidas e às vezes com ideias mirabolantes na cabeça, mas que após um ‘mentoring’, tudo ficava mais esclarecido e então…é, trabalho árduo pela frente!

Rafael Carvalho oferecendo consultoria a um potencial empreendedor.

E por falar em ‘mentoring’, essa atividade realizada no espaço dedicado à startups foi bastante disputada entre os futuros empreendedores. Isso porque grandes nomes do mercado estavam lá disponíveis para um atendimento personalizado, que envolvia bater um papo, tirar dúvidas e apontar os melhores caminhos para validação e modelagem de negócios. O esquema contou com 4 rodadas, sendo que a cada alteração de rodada, os potenciais empreendedores trocavam de mentores, possibilitando assim, diferentes opiniões e visões de acordo com cada área de especialização do mentor.

E o espaço Canvas? O Diagrama gigante do business model canvas foi pensado para criar interação e atrair a atenção do público participante. Nesse sentido, ele se localizava ao centro, e ao redor dele havia os agentes locais de inovação, que ajudaram o público a montar seu próprio canvas para levar para casa, além de tirar dúvidas sobre essa importante ferramenta do modelo de negócios.

E o resultado foi surpreendente! Os atendimentos bombaram nesse espaço, chegando a ter por volta de 800 empresários e potenciais empresários atendidos, além de inúmeras outras pessoas impactadas pelo canvas gigante. Ou seja, um verdadeiro sucesso!

 Foto tirada do canvas após o encerramento do 2° dia de feira.

Mas não pára por aí não! As oficinas e palestras de business model canvas e validação do modelo de negócio que foram ministradas por Maurílio Alberone e Rafael Carvalho , dentro do espaço dedicado à startups, representaram uma grande soma ao conhecimento dos empresários e futuros empresários presentes nas apresentações de ambos. Soma-se a isso, a apresentação oficial do novo programa promovido pelo Sebrae RJ em parceria com a Bizstart sobre Startups, o chamado ‘Programa Sebrae StartupRJ’.

Maurilio Alberone (em pé) discursando sobre business model canvas e modelagem de negócios.

Um outro espaço que teve uma ótima repercussão na feira e contou com a consultoria de Bernardo Kircove, da Bizstart, foi a Maratona de negócios sociais. Nela, os empreendedores selecionados participaram de uma maratona durante os quatro dias de evento, que incluía módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria de empreendedores sociais. Ao final, os participantes também tiveram que apresentar um pitch para uma banca qualificada, formada por investidores, financiadores, aceleradoras, provedores de serviços e incubadoras. O objetivo desse espaço era o de oferecer apoio aos futuros empreendedores da área de negócios sociais. E deu super certo!

 Bernardo Kircove oferecendo consultoria na maratona de negócios sociais.

Demo Day. O demo day foi a apresentação do ‘pitch’ de oito startups que haviam participado da primeira turma do programa de startups Sebrae RJ, que teve seu conteúdo produzido pela Bizstart. Assim perante uma banca formada por João Kepler (Anjos do Brasil), Márcio Brito (Sebrae), Robert Janseen (Outsource Brazil) e Geraldo Santos (Demo Brasil), os empreendedores tiveram a oportunidade de expor o desenvolvimento de suas startups para grandes nomes do mercado, incluindo importantes investidores.

O público presente, em muitos casos sendo de diferentes segmentos, teve a possibilidade de observar como é desenvolvido um pitch.

A apresentação dessas startups foi orientada, anteriormente, pelo time da Bizstart durante o curso no Sebrae RJ. E assim, a evolução dos participantes foi bastante perceptível, sendo de muita qualidade todos os trabalhos desenvolvidos. Ponto para ambos!

Apresentação de um dos participantes frente aos jurados e ao público.

Outra participante apresentando o seu pitch.

E foi assim que a Bizstart e seu time de feras conseguiram junto ao Sebrae RJ, planejar, organizar e gerir o espaço destinado à startups e ao gigante diagrama do business model canvas.  Tais espaços superaram as expectativas tanto em relação a interação quanto a quantidade de pessoas e buscas por consultorias. E as respostas não poderiam ser mais positivas. Isso prova que quando um trabalho é bem feito, bem organizado, contando com pessoas qualificadas, a recompensa só pode ser a melhor possível!  

Equipe Sebrae + Bizstart reunida no canvas gigante.

E você, o que achou da Feira do empreendedor do Sebrae RJ e do trabalho desenvolvido pela equipe Bizstart?

 

Next Post:
Previous Post: