Boas ferramentas para o seu MVP

Boas ferramentas para o seu MVP

Iniciar uma startup pode parecer fácil quando se tem uma grande ideia. Mas como saber se o seu empreendimento trará resultados satisfatórios? Para diminuir os riscos de investir tempo e dinheiro em um negócio incerto, foi criado o conceito de MVP – Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável. Na prática, é um conjunto de ferramentas que permite ao empreendedor saber quais as chances de seu produto digital fazer sucesso antes mesmo de lançá-lo. Através de um bom planejamento, se pode chegar a essas informações, que são fundamentais para tirar uma ideia do papel e não se arrepender mais tarde.



Após definir seu modelo de negócios, está na hora de descobrir como empreender na ideia, se ela é viável e se tem mercado. Para isso, você pode utilizar as seguintes ferramentas:

Pesquisas

Uma das mais simples e úteis. É possível criar uma pesquisa rápida através do Google Drive gratuitamente.

Landing Page

Uma Landing Page é uma página muito simples, que anuncia um produto ou serviço, com poucas palavras e uma proposta de valor bem clara. Nela deve haver um campo para que os visitantes inscrevam seus e-mails para serem os primeiros a saber das novidades sobre o lançamento. O Unbounce é um site que permite criar Landing Pages facilmente. Também é possível criar uma página simples através do WordPress, que conta com interface intuitiva e em português.

Teste A/B

No próprio Unbounce é possível criar um Teste A/B, que consiste basicamente em criar duas Landing Pages com alguma diferença, para o caso de você ter duas propostas em mente para apresentar e não saber qual a melhor. O serviço redirecionará automaticamente 50% das visitas para cada uma das Landing Lages. Nas estatísticas de visita ficará notável qual proposta atraiu mais possíveis clientes.

Adwords

O Adwords é o programa de publicidade do Google. Com um pequeno valor diário/mensal, é possível criar um anúncio e deixar que o próprio Google o segmente. Com isso, é possível atrair mais pessoas para conhecer a Landing Page e sua pesquisa.

Concierge

É fazer manualmente o que se propõe fazer automaticamente. Antes de automatizar a produção da sua empresa, você testa o serviço o realizando de forma manual. É uma situação temporária, insustentável a longo prazo, com foco apenas em validar sua hipótese. Na prática, o cliente não perceberá a diferença, mas ajudará o empreendedor a entender a demanda de mercado para o produto proposto, sem grandes gastos.

Qual outra ferramenta você colocaria nessa lista? Compartilhe com a gente e vamos continuar essa conversa nos comentários!

Next Post:
Previous Post: