Cinco MVP’s de empresas muito grandes

Cinco MVP’s de empresas muito grandes

Não é novidade o poder do MVP (Mínimo Produto Viável) para colher feedback dos clientes o mais rápido possível.  É uma ótima maneira de validar suas hipóteses antes de gastar tempo e dinheiro desenvolvendo um produto.

“A vida é curta demais para construir um produto que ninguém quer.”

 Ash Maurya, autor de “Running Lean”.

 

Ainda assim, é muito comum que o empreendedor tenha um pé (ou dois) atrás na hora de lançar um produto sem todos os recursos que tinha em mente.

O medo de lançar algo que não satisfaça inteiramente seus clientes pode ser grande, mas deve ser superado em nome do aprendizado.

“Se você não fica envergonhado com a primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançá-lo.”

Reid Hoffman, Fundador do LinkedIn

 Por isso, para tentar ajudar os empreendedores de plantão que ainda estão reticentes quanto aos seus MVP’s, mostraremos 5  Mínimos Produtos Viáveis de empresas que deram certo – e muito! Fique atento e lembre-se: uma grande empresa é uma empresa pequena que deu certo.

1. Groupon

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O primeiro site do gigante Groupon era um blog simples feito em wordpress. Os cupons eram enviados por e-mail manualmente, depois de ser gerado um PDF. Muitas vezes, a oferta oferecia, por exemplo, uma “camisa vermelha, tamanho grande”. Caso você quisesse outro modelo, precisava enviar um e-mail para a empresa.

2. Dropbox

O exemplo do Dropbox é ótimo para mostrar que, às vezes, não é preciso nem escrever código para lançar um MVP. O produto mínimo deles foi um vídeo que explicava os recursos da ferramenta, e foi mostrado para uma comunidade de Early Adopters através do Digg (comunidade que abriga muitos lançadores de tendência na internet). Era o próprio fundador falando enquanto mostrava a tela do computador. Para incrementar, eles ainda inseriram um monte de piadinhas escondidas na tela, diretamente ligadas à comunidade.

3. Apple

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Já mostramos aqui o MVP da Apple, lá no início da empresa. Mas, nesse caso, trata-se de outro. Mesmo uma empresa consolidada pode ter dúvidas ao entrar em um mercado diferente. O que vocês achariam de um celular que não possui recursos básicos da concorrência e é lançado mesmo assim? Pois é, no primeiro Iphone você não podia copiar e colar uma frase; ou procurar um nome na sua lista de contatos. O aparelho não tinha uma série de recursos básicos que qualquer outro tinha na época.

4. Facebook

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Mark Zuckerberg teve a ideia do Facebook em janeiro e lançou a primeira versão do site em fevereiro. Ele desenvolveu em apenas um mês o site que viria a se tornar o fenômeno social e econômico que é hoje. Com a resposta positiva dos primeiros usuários, ele saiu do estágio de uma ideia na cabeça para um produto extremamente promissor (e real) no intervalo de dois meses. Como ele mesmo diz, “Nós construímos e não esperávamos que fosse uma empresa, construímos porque achamos que era uma coisa sensacional.”.

5. Microsoft

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Como vemos no caso do Dropbox, onde foi lançado um vídeo para testar a demanda dos usuários, esse exemplo é bem simples e antigo – e até simbólico, visto que o conceito de MVP ou Lean Startup estava longe de ser alguma coisa na época. Bill Gates e Paul Allen viram este panfleto mostrado aí em cima, anunciando o primeiro Kit de Microcomputador, o Altair 8800. Em alguns dias, Gates ligou para a empresa e disse que havia criado um programa em BASIC que poderia ser rodado no Altair. Era mentira, mas gerou bastante interesse. A partir daí, os dois começaram a desenvolver o programa, que foi apresentado  8 semanas depois na empresa com sucesso. Eles testaram a demanda antes de desenvolver o produto final – deu certo.

 Mas é importante você ter em mente que um MVP não é simplesmente uma versão simplificada de seu produto. Ele deve possuir um propósito claro de validação para você aprender algo com seus primeiros usuários. Além de um conjunto de métricas que você irá monitorar para evoluí-lo até que chegue ao seu produto final.

Tem mais algum exemplo de MVP? Até mesmo o seu próprio, conte pra gente!

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