Como avaliar sua popularidade na internet usando o Google?

Como avaliar sua popularidade na internet usando o Google?

Um dos aspectos fundamentais no gerenciamento de uma empresa, seja ela online ou não, é a capacidade de entender as necessidades dos clientes e prever seu comportamento. O uso das ferramentas grátis disponibilizadas pelo Google podem facilitar esse procedimento e ajudar a realizar o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que buscam melhorar o ranking de um site nos principais buscadores.

Há diversas formas de avaliar sua popularidade na internet. As mais usuais são o relatório das palavras-chave que levaram o usuário a acessar seu site, o local do acesso, a quantidade de cliques e onde eles foram efetuados e o tempo de permanência no site.

Explicaremos neste texto algumas dessas ferramentas para capacitar você a realizar a avaliação dos dados de seu site e tomar decisões de marketing digital.

A importância das palavras-chave

Pode-se dizer que a palavra-chave é um dos elementos mais importante de SEO para os mecanismos de busca. Caso não sejam escolhidas de maneira correta, a possibilidade de desperdício de tempo e dinheiro de seu projeto aumenta drasticamente.

Uma maneira de escolher as palavras-chave corretas é ver o que as pessoas têm buscado no que se relaciona ao seu produto e aos produtos de seus competidores. Com as palavras-chave corretas em mãos, elas devem ser colocadas em expressões mais abrangentes: as URLs, cabeçalhos e nomes de arquivos de seu site também devem ser pensados em torno dessas mesmas palavras-chave a fim de aumentar a densidade. O Google Adwords pode ser muito útil na tarefa da escolha das palavras ideais.

Como usar o Google Analytics e Google Trends

Com essas duas ferramentas gratuitas do Google é possível dar um passo enorme na busca de um melhor posicionamento de seu site. 

Google Analytics pede que você possua uma conta de email do google e adicione algumas linhas de código ao seu site. Com isso, ele emite relatórios de visitação com diversos dados sobre as suas páginas. A sugestão é vincular o Google Analytics com o Google Webmasters Tools e utilizar os dados para verificar a integridade e ajustar seu site. Também é possível entender a origem do tráfego das pesquisas de uma forma mais objetiva.

Google Trends e o Google Insights eram antes de 2012 duas ferramentas distintas. Agora as funcionalidades das duas pertencem apenas ao Google Trends. Esse serviço gratuito do Google mostra o volume de busca de um termo no Google ao longo do tempo. A ferramenta apresenta gráficos com informações de sazonalidade, segmentação geográfica, comparativos de buscas e segmentação temporal. É uma ótima ferramenta para predição de tendências e planejamento. Aqui um exemplo de relatório do Google Trends.

Atualmente empresas também estão analisando a popularidade de seu produto pelas fanpages do Facebook. É possível vincular essa página também ao Google Analytics ou utilizar as ferramentas do próprio Facebook para quantificar a quantidade de acessos, likes, fãs, etc. 

Como utilizar as informações recolhidas pelo Google

A forma correta de acompanhar as informações de acesso de seu site é definir um período e comparar com um mesmo período anterior (um mês ou uma semana, por exemplo). O Google analytics fornece essa comparação pra você, basta inserir o período desejado.

Com esses resultados combinados com o relatório de tendências do Google Trends é possível realizar alterações em seu site de forma a atender as expectativas dos usuários e definir um público-alvo. Isso é chamado plano de métricas e abrange questões como a usabilidade do seu site, o link building, aspectos já vistos de SEO e fatores de conversão monetários. 

 

Você já usa as ferramentas do Google para aumentar a popularidade de suas páginas online? Conte para gente nos comentários!

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