Como chegar até meus clientes? [Série Canvas]

Como chegar até meus clientes? [Série Canvas]

Depois de conhecer melhor quem são seus clientes e quais os benefícios e diferenciais irá oferecer o Bob retornou com uma grande dúvida: como meus clientes saberão que meu produto existe? Essa é uma pergunta super importante, afinal não adianta desenvolver um super-mega-ultra-power produto se os clientes não souberem da sua existência.

Nesse post veremos como o Bob conseguiu encontrar um caminho até seus clientes e como podemos tirar proveito desse aprendizado.

Devo esperar o produto ficar pronto para começar a procurar meus clientes? Essa era outra dúvida do Bob que respondi com muita ênfase: claro que não. Não espere ter o produto pronto para descobrir como chegar até seus clientes! Deixar para encontrar clientes apenas quando o produto está “pronto” é um erro muito comum. Além disso, não conseguir construir um caminho até os clientes é uma das principais causas de fracasso em uma startup.

Na verdade, meu caro amigo Bob, a construção de um caminho até seus clientes deve começar no primeiro dia de trabalho. Se ainda não começou é porque já está atrasado ;-).
OK, já entendi e quero resolver isso logo. Disse o Bob com uma cara de “quem perdeu o ônibus”.

Continuei explicando que era super importante entender um pouco mais sobre o é o dia-a-dia do cliente e como ele consome conteúdo para definirmos quais os melhores meios para levarmos uma informação até ele. Como os clientes do Bob são “homens, de meia idade, que estão acima do peso” ele presumiu que anúncios no Google e no Facebook seriam uma boa ideia.

Você usará apenas canais pagos? Que tal começar a escrever sobre os problemas dos seus clientes?  Com um bom blog você começará a reunir uma audiência fiel que poderá ajudar bastante a modelar o seu produto. Além disso é uma ótima forma para você aumentar ainda mais o aprendizado sobre seus clientes. Bob percebeu que manter apenas canais pagos não era uma boa ideia, que ele poderia começar desde já a trabalhar na construção de outros tipos de canais.

E foi assim que o Bob fechou quais seriam os meios que utilizará para chegar até seus clientes:

  • Anúncios no Google
  • Anúncios no Facebook
  • Blog

Parece pouco, mas esse é apenas o pontapé inicial e não vale perder tempo elucubrando quais os melhores canais antes de testá-los – pode ser assunto para outro post. Sendo assim, fechamos com esses.

E para recapitular. as dicas que usei foram:

  • Não espere ter o produto pronto para descobrir como chegar até os clientes;
  • Procure entender um pouco mais sobre o dia-a-dia dos seus clientes e como consomem informação;
  • Diversifique entre canais internos – blog por exemplo – e externos – anúncios por exemplo.

Vale lembrar que na Academia Bizstart temos um módulo exclusivo onde trabalhamos canais com muito mais detalhes.

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