Como encontrar o sócio ideal para a sua startup

Como encontrar o sócio ideal para a sua startup

São muitas as questões-chave para quem quer ter uma startup de sucesso, que cresça e se torne uma grande empresa um dia. Uma delas é se o mercado é promissor ou não. Outra é se o modelo de negócios para de pé. Mais uma? Se a tecnologia disponível vai ter ou não a aceitação esperada – e por aí vai… Mas nada como a companhia certa para ultrapassar esses e os muitos outros desafios de qualquer startup.

A gente já falou sobre o time mínimo viável, ou MVT, e do quanto ele é importante nos estágios iniciais. O primeiro passo para isso é saber quem você é e como você contribuiria para a nova empresa: você é um hacker? Um hustler? Um hispter? Seu foco é desenvolvimento e código ou marketing e vendas? Ou, quem sabe, é design de produto? Sabendo disso, você pode começar a procurar as pessoas que irão complementá-lo: os seus futuros sócios. Afinal, não se trata de deixar outras pessoas pegarem um pedaço do seu bolo – e sim de conseguir tirá-lo do forno!

Os sócios, portanto, devem ser pessoas que complementem habilidades que você não tenha. Evite pessoas muito parecidas com você, sob o risco de ser alguém com pouco a acrescentar e que não identificará muitos problemas e oportunidades de negócio além dos que você já percebe. É bastante comum também o sócio que é apenas investidor, que não cuida da operação, mas viabiliza o negócio. Aqui, vamos focar em pessoas que irão assumir o dia a dia da empresa junto com você.



Então é o momento de pensar: onde procurar por um sócio? Reunimos abaixo 5 possibilidades:

1. Para quem está empregado

Você trabalha em alguma empresa? Tente identificar colegas de trabalho de sua confiança e que também tenham vontade de se tornar empreendedores. Muitas parcerias começam nos bate-papos de café e almoços de escritório. Levar sua ideia para eventos como o Startup Weekend também é outra forma de encontrar pessoas dispostas a construir juntos.

2. Para quem está na faculdade

Se você estuda, tente ir a seminários e grupos acadêmicos que discutem negócios. Procure fazer cursos e workshops sobre empreendedorismo, participe da empresa júnior do seu curso. É bem possível que a maioria dos alunos esteja querendo montar um negócio também!

3. Para quem já tem uma empresa

Se você criou sua empresa e pensa em modernizar e agregar novos negócios, participe de congressos da sua área e de grupos de discussão no Linkedin. Procure fazer networking nos eventos que envolvem o mercado da sua empresa ou a posição que o novo sócio iria preencher. Por exemplo, se você procura algum craque em vendas, frequente eventos relacionados, procure a ADVB do seu estado e converse com vendedores que você admire.

4. Para quem não tem tempo

Procure uma empresa de recrutamento. Existem empresas especializadas em localizar empresários e funcionários de alto nível. Pode ser um método mais caro, mas se você estiver disposto a encontrar alguém com um perfil bem definido, terceirizar essa tarefa poupa tempo.

5. Outras formas

Outra opção é fazer buscas na internet. Mas, cuidado: priorize sites e sistemas especializados, como redes profissionais ou mesmo crowdfundings em que seja possível encontrar muitas pessoas dispostas a trabalhar juntas na sua ideia incrível.

Para fazer a seleção, tenha paciência e não seja apressado. Afinal, você está em busca de uma parceria de longo prazo e não quer que ela acabe cedo por motivos pessoais. Como em qualquer relacionamento, o ideal é levar as coisas devagar e mesmo “namorar” antes de casar com o novo parceiro de negócios.

O que você busca em um sócio? Compartilhe com a gente nos comentários!

Next Post:
Previous Post:
  • Céser Godois

    Procuro um sócio investidor ou anjo, para investir em minha loja virtual. Estou realizando vendas desde 2009, mas preciso de um sócio investidor para que invista em Marketing e tenhamos lucros enormes.Hoje vendo mais de 500 produtos para casa e uso pessoal, mas poderemos passar de 2 mil produtos com os novos cadastros.
    Tenho a loja montada, tenho os fornecedores, tenho a logística para todo o Brasil…preciso apenas de um parceiro para crescermos juntos.
    vendas@comprasmuitomais.com.br

  • Thander Easton

    Procurando sócio para abir uma loja virtual. Interessados enviar e-mail para thander2@hotmail.com

  • Louis Nabuco

    Busco um sócio programador que tem experiência com HTML e CSS para lançarmos um marketplace
    Já tenho a plataforma pronta ,mas precisará mudar layout e etc
    Interessados: atendimento@postsword.com.br