Como foi o workshop Introdução ao Lean Startup organizado pelo grupo StartupMS

Como foi o workshop Introdução ao Lean Startup organizado pelo grupo StartupMS

Nesse post nosso amigo Guilherme Junqueira conta como foi sua experiência como multiplicador do workshop Introdução ao Lean Startup para o Grupo StartupMS

Olá Pessoal. É uma grande honra escrever pela primeira vez no blog da Bizstart! Como início de conversa, acho que devo primeiro dizer como eu vim parar aqui!

Há mais de um ano, ajudei a fundar o Grupo StartupMS, que movimenta o ecossistema de startups no Mato Grosso do Sul e ajuda empreendedores a tirar as ideias do papel e transforma-lá em negócio.

Trouxemos o Maurilio Alberone para palestrar no Pitch Digital MS em julho desse ano e também para fazer um Workshop BizStart. Como tínhamos pouco tempo, vários empreendedores continuaram com dúvidas quando o assunto era Lean Startup! Foi ai que começamos a conversar sobre a possibilidade de ser um multiplicador dos workshops e treinamentos da Bizstart, e aqui estou, fazendo o relato do meu primeiro workshop sobre Lean Startup!

workshop_lean_startup_startupms

Já vi muita gente por ai dizendo que sabe o que é Lean Startup (só porque leu o livro), que pratica e que é fácil, mas o fato é que viver isso na pele te dá muito mais bagagem do que milhares de teorias e metodologias! Digo isso porque quando quebrei minha primeira empresa (clickbairro/2008-2010) não fazia nada do que realmente deve ser feito e só criava produtos e serviços que eu achava que alguém compraria! No primeiro Lean Startup Machine do Brasil, aprendi que o que mais importa no processo de validação de uma startup e com isso consegui junto com meu time, vencer cerca de 50 ideias que deveriam ser validadas durante os 3 dias de evento.

Com toda as apresentações e dicas do Rafael e do Maurilio em mãos e um pouquinho de conhecimento de causa, realizamos no mês passado aqui no MS, um workshop onde mais 20 empreendedores estavam dispostos a trocar experiências sobre como começar uma startup da melhor maneira possível!

Foi muito bom ter na turma, empreendedores em diversos estágios de amadurecimento, pois conseguimos ao final do workshop, nivelar o conhecimento de todos participantes e estabelecer entre eles, a importância de se aprimorar ainda mais nas metodologias e conceitos de Lean Startup, deixando já engatilhado para o mês de novembro, um curso completo para isso.

Valeu pessoal!!

Next Post:
Previous Post: