Como reter talentos em uma startup

Como reter talentos em uma startup

Reter talentos é sempre um desafio, mesmo para grandes empresas, que oferecem diversos benefícios aos funcionários. Para uma startup então, esse desafio é dobrado, pois a falta de recursos não permite fazer frente aos salários oferecidos pelo mercado. Sendo assim, como fazer com que as pessoas abracem a sua ideia e se comprometam com o seu negócio?

Em primeiro lugar, o comprometimento deve ser mútuo. Por isso, para conquistar e reter talentos na sua startup, comprometa-se com as pessoas e ofereça benefícios que dificilmente elas conseguiriam vislumbrar em outras empresas, como a possibilidade de compra de ações. Esse é um dos recursos mais utilizados pelas startups para tirar uma ideia do papel e poder contar com pessoas realmente envolvidas com o negócio. Com a possibilidade de compra de ações – stock option –, as pessoas tomam o negócio como seu e passam a lutar para que dê certo, apostando em seu próprio empreendedorismo para chegar a ser sócio de uma empresa de sucesso.

Pessoas também têm a necessidade de reconhecimento, contudo, não basta um aperto de mãos entre quatro paredes. É preciso elogiar, fazer com que as pessoas se sintam verdadeiramente recompensadas pelo seu trabalho, e isso significa ter a admiração de seus pares. Além da admiração dos colegas, os colaboradores também desejam saber quais são as suas possibilidades para o futuro dentro da empresa, por isso ter um plano de desenvolvimento de carreira que mostre às pessoas como empreender seu tempo e estudos para crescer profissionalmente é fundamental.

Ao contrário do que muitas empresas ainda pensam, os funcionários estão em busca de realização pessoal e profissional ao mesmo tempo, dando valor para empregos em que tenham maior autonomia nas decisões, com flexibilidade de horário e visão de futuro. Como iniciar uma startup não é para qualquer um, muitas pessoas buscam justamente esse modelo de negócio para atuar, porque se enquadra melhor nas expectativas de qualidade de vida que têm.

Ao pensar em estratégias de retenção de talentos, não fique preso ao financeiro: dê condições para que as pessoas possam confiar na sua startup e optar por trabalhar nela pelo ambiente, pelo clima organizacional, pela flexibilidade e pelo espírito de equipe. Além de conquistar pessoas mais comprometidas, você obterá resultados em menos tempo, pois todos estarão trabalhando com você, e não para você.

Gostou das nossas dicas? Conte sua opinião para a gente nos comentários!

Next Post:
Previous Post: