Como saber se existe mercado para a sua ideia

Como saber se existe mercado para a sua ideia

Para tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso é preciso mais do que entusiasmo e vontade de que dê certo. É necessário que a ideia seja colocada à prova e validada pelo mercado consumidor, a fim de que o empreendedor não perca tempo e dinheiro com algo que não satisfaz às necessidades de seus clientes em potencial.

Para saber se existe mercado para a sua ideia, você pode dispor de várias técnicas e ferramentas, além de um trabalho pessoal de investigação mais a fundo sobre as necessidades das pessoas e o que elas buscam para satisfazê-las. Para ajudá-lo nesta empreitada, damos algumas dicas de como empreender de maneira responsável e eficaz.



Faça uma boa pesquisa de mercado

A melhor maneira para validar a sua ideia é perguntar ao mercado. Definir algumas perguntas essenciais, que verifiquem o real interesse das pessoas pela sua ideia, é o primeiro passo para desenvolver modelos de negócio pertinentes e que tragam uma solução que agregará valor ao dia a dia dos clientes. Além disso, por meio da pesquisa de mercado, você terá a informação precisa de quão importante seu produto ou serviço será para o seu mercado consumidor, assim como de quanto ele está disposto a pagar pelos seus serviços. Tenha bem claro o problema que você quer resolver e levante quais são as empresas ou pessoas que enfrentam esse problema (e que podem vir a ser clientes da solução que você propõe). Procure fazer perguntas abrangentes e não influencie as respostas, para que a pesquisa seja a mais fidedigna possível. Aqui vão algumas ideias de perguntas que podem ser feitas:

  • Como você resolve o problema hoje?
  • Quais as etapas que você passa para resolver esse problema?
  • O que é mais difícil nesse processo?
  • O que você acharia de uma solução que fizesse isso? [descreva a forma como seu produto/serviço resolveria o problema]
  • Na sua opinião, que pessoas/empresas se beneficiariam com uma solução assim?

Conheça o mercado e a concorrência

Conhecer a fundo o mercado ao qual você deseja entrar é essencial para desenvolver soluções inovadoras e que atendam às expectativas de seus clientes. Delimitar a concorrência e fazer um benchmarking, ou seja, estudar as melhores práticas no mercado para aplicá-las e aprimorá-las no seu negócio pode garantir que você não está caminhando nas nuvens, mas sim entrando neste negócio com os dois pés no chão. Além disso, dessa pesquisa podem surgir novas ideias a partir de modelos que podem ser adaptados.

Busque novos nichos

Quando vemos um empreendimento de sucesso, logo nos vêm à mente o desejo de conquistar a mesma posição de mercado. Toda rede social quer ser o próximo Facebook, por exemplo. Mas há muitas necessidades em diversos mercados que não são resolvidas nem pelas maiores empresas que os dominam. Dar preferência a nichos de mercado pode aumentar (e muito) suas chances de sucesso.

Para finalizar, em vez de pensar em abrir diversas frentes de atuação em busca de mais clientes, pense em como pode fidelizar os clientes já existentes, ou seja, fazer com que eles comprem mais de você. Manter um cliente satisfeito custa muito menos do que conquistar um novo cliente, pois o investimento em relacionamento de longo prazo é menor do que campanhas de marketing que visam atingir um público gigantesco.

Antes de sair para o mercado, procure testar suas hipóteses e faça um produto mínimo viável. É uma forma inteligente de poupar tempo e dinheiro, enquanto você desenvolve uma solução com o fit certo para seus futuros clientes.

E você, já sabe se existe mercado para sua ideia? Aproveite para contar como fez essa descoberta. A gente aguarda seu comentário!

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