Como superar o fracasso e obter sucesso com uma startup

Como superar o fracasso e obter sucesso com uma startup

Toda empresa corre o risco de ser um sucesso ou um fracasso. É fato dizer que todo empresário bem sucedido já enfrentou uma derrota em sua trajetória de empreendedorismo. Mas também é certo afirmar que todos esses empresários de sucesso aprenderam com seus erros, de outra forma, não teriam obtido êxito.

Muitos empreendedores ficaram famosos após colecionar alguns fracassos empresariais. Hiten Shah, cofundador da Kissmetrics, não se envergonha em dizer que, antes de apostar em uma das maiores empresas de análise de tráfego web do mundo,  gastou um milhão de dólares em um negócio de hospedagem que sequer chegou a ser lançado.

Se você também já passou por um fracasso, veja como dar a volta por cima. E para você que planeja empreender, veja alguns pontos fundamentais para iniciar uma startup com o pé direito.



Planejamento

Ninguém tira uma ideia do papel da noite para o dia. Para empreender com sucesso, você deve ter um planejamento detalhado em mãos.

Qual vai ser o seu negócio? Que produto você tem para oferecer? Qual é a importância dele para o mercado? Como sua startup vai atuar? Como será o seu plano de execução?

São perguntinhas simples, mas que se respondidas de forma objetiva, ajudarão no seu planejamento.

Rede de contatos

Você está diante de um problema e não sabe o que fazer, mas sabe quem pode ajudar. A má noticia é que você não tem um bom relacionamento com essa pessoa. Isso é um fator de risco para qualquer empresa.

Costure parcerias, conheça profissionais da área e faça amizades sempre que puder. Seja aberto e receptivo. Mantenha boas relações com pessoas importantes para seu negócio.

Comprometimento

Trabalhe dia e noite sem cessar, aperte o cinto e só gaste o necessário, procure sempre fazer o melhor, mesmo que isso signifique refazer todo o serviço. Com comprometimento, as chances de fracassar certamente diminuem.

Entenda seu fracasso

Ninguém fracassa à toa. Sempre existem razões e fatores por trás do fracasso. Você deve buscar conhecer esses fatores, usá-los como pontes para seu aprendizado – e sucesso futuro.

Será que foi sua falta de experiência e comprometimento? Ou seu modelo de negócio não era atraente para o mercado? Houve pouco investimento? Ou seu dinheiro foi mal investido?

Essas são algumas perguntas válidas para você compreender o seu fracasso e depois analisar o que pode ser feito para consertar o que deu errado.

Você já teve algum fail experience? Conte para nós qual a experiência positiva que o fracasso trouxe. O espaço de comentários está aberto para compartilhar seu conhecimento!

Next Post:
Previous Post: