Como ter uma startup atraente para uma aceleradora

Como ter uma startup atraente para uma aceleradora

Toda startup precisa de uma mentoria, pois toda equipe deve buscar aprender com o mercado para tirar sua ideia do papel. Nesse processo é claro que os profissionais que estão envolvidos com seu tipo de negócio podem ajudar muito.

Para isso, uma das melhores formas de obter apoio em estrutura, networking e know-how é se conectar a uma aceleradora de negócios. Então, siga nossas dicas e prepare-se para deixar sua startup atraente para uma aceleradora:

Por que se conectar a uma aceleradora de negócios

Ser sócio de uma aceleradora traz algumas vantagens claras, como por exemplo:

  • Credibilidade no mercado: estar no portfólio de um fundo de investimento (que é parecido) é sim uma validação de que mais pessoas acreditam em seu projeto;
  • Força motriz: ter uma aceleradora como sócia é ter mais pessoas envolvidas com o projeto, além de mais conhecimento e um networking focado para a startup crescer;
  • Interesses financeiros: geralmente uma aceleradora aporta dinheiro vivo e, obviamente, busca retorno sobre o seu investimento. Isso potencializa sua possibilidade de obter ainda mais investimento para seu projeto.
12_5-startup atraente para aceleradora

Mas, o que uma aceleradora quer?

1. Ganhar dinheiro com sua tese de investimento

Embora isso seja simples. Contudo, várias startups não percebem o quanto isso importa no momento do projeto para avaliação por uma aceleradora. Acabam fazendo coisas como mandar projetos de e-commerce B2B para quem só investe em B2C ou nem quer saber de e-commerce. É preciso analisar se seu modelo de negócio tem compatibilidade com a aceleradora, se encaixa no tipo de investimento que a aceleradora busca fazer.

Além disso, o dinheiro não vem do nada. Ou seja, é certamente mais valioso na perspectiva de quem avalia o projeto que ele já tenha um protótipo funcionando com usuários reais. Isso é fundamental para ser objeto de avaliação em alguns casos.

Porém, rentabilização é apenas um bônus nesses casos. Isso por que não se pode ter dinheiro com projetos que não tenham usuários, mesmo que sejam early adopters e você ainda não tenha atingido o market-fit.



2. Boas pessoas

Aceleradoras buscam gente que faça acontecer e que sejam comprometidas com o projeto. Procuram pessoas dispostas a aprender muito e que sejam interessadas em crescer rápido. E claro, profissionais capazes de entregar soluções dentro das skills e necessidades requeridas pela startup. A equipe é tão ou mais importante que a ideia ou o produto.

Bons nomes no cenário de empreendedorismo dizem que uma boa equipe, mesmo com um péssimo negócio, transforma ele em algo bonito e lucrativo. Em outros casos, estima-se que 30% da seleção ou não seja relacionado ao grupo de envolvidos no projeto.

Blá blá blá, mas e na prática?

12_5-e na pratica

Pé no chão e vá em frente. (Foto: Sportlife)

Jogo rápido, 5 pontos:

1 – Consiga uma ótima indicação

Dê preferência para alguém que já está dentro ou possui uma ligação direta com a aceleradora;

2 – Saiba apresentar seu projeto

Não basta ter um pitch decorado e alguns slides no power point – você precisa passar entusiasmo e visão de futuro em seu projeto. Portanto, tenha bons números e um bom discurso na hora de transmiti-lo.

3 – Mostre que há investidores interessados

Funciona como uma forma de garantia. Se for algum fundo ou investidor que já tenha negócios com a aceleradora, melhor ainda.

4 – Tenha uma forma de monetizar seu projeto

Invariavelmente tenha isso, mesmo que não esteja em prática ou seja apenas a primeira ideia, pense a respeito de como ganhar dinheiro.

5 – Saiba por que você quer a aceleradora

Provavelmente isso será perguntado, e sua resposta deve ser adequada. Você realmente quer uma aceleradora? Por que nós? Tem a ver com sinergia, uma sociedade em negócios precisa muito disso.

É preciso dizer que não há formula secreta ou passo-a-passo vencedor. Cada startup é uma, cada equipe tem suas potencialidades e limitações, cada aceleradora escolhe de um jeito e pode variar de uma startup para outra. Porém, acreditamos que os pontos acima são relevantes e trazem uma boa abordagem para quem quer ser acelerado.

Sem dúvida, seu negócio pode ganhar muito com um investimento com aceleração. Fique atento às oportunidades, prepare-se bem para mostrar valor e boa sorte!

Quais são suas dicas na hora de tentar atrair a atenção de uma aceleradora? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Next Post:
Previous Post: