Crowdfunding – Financiamento coletivo

Crowdfunding – Financiamento coletivo

Muitos bons projetos e ideias já ficaram somente na projeção e não se transformaram em realidade por falta de verba suficiente. O financiamento coletivo crowdfunding é uma alternativa válida para a captação de recursos, e o melhor: pode ser utilizado por diversos tipos de projetos.

Mas o que é crowdfunding?

O crowdfunding é um financiamento coletivo, ou melhor colaborativo, que possibilita aos projetos a tentativa da obtenção de recursos, através das contribuições de indivíduos ou empresas, por intermédio de uma plataforma interativa que faz a interligação entre projetos e contribuidores.

Assim, com esse modelo de financiamento, projetos passam a receber recursos oriundos de contribuições coletivas.

E como funciona?

Cada plataforma conta com suas próprias regras de funcionamento. Uma linha de procedimento usual inclui o envio online do projeto para avaliação a ser feita pela plataforma. Caso aceito, o projeto é publicado na plataforma.

Geralmente, é fixado um prazo para a captação dos recursos. Em muitos casos, existe a estipulação de um valor mínimo como meta a ser atingida.

As regras de funcionamento de algumas plataformas indicam que é necessário atingir o valor mínimo previsto de arrecadação, caso contrário, o projeto não recebe a verba, e os valores das contribuições são retornados aos contribuidores. Algumas plataformas, todavia, não exigem que um valor mínimo seja atingido, e todas as contribuições recebidas são asseguradas ao projeto.

Uma grande parte das plataformas cobra uma taxa pelo serviço, geralmente uma porcentagem do valor arrecadado. Embora não seja frequente, cabe destacar, entretanto, que certas plataformas, especialmente as voltadas para os projetos de caráter social, podem não cobrar pelo serviço.

Já em outras, a contribuição financeira não é a única forma disponível de se colaborar com um projeto. Essas plataformas também aceitam contribuições não financeiras, como doação de objetos, produtos e materiais em geral, além da colaboração com serviço voluntário e sugestões.

Tipos de projetos para crowdfunding

São muitos os tipos de projetos que podem tentar a captação de recursos pelo crowdfunding.

Filmes, livros, games, sites, softwares, peças teatrais, invenções, pequenos negócios, startups, eventos e projetos filantrópicos estão entre os projetos que já participaram do crowdfunding.

Base para o crowdfunding bem sucedido

Não basta um projeto ser publicado em uma plataforma de crowdfunding para que a arrecadação de recursos seja assegurada.

Ao ser publicado na plataforma de crowdfunding, o projeto será divulgado para o público de visitantes, porém, apenas essa divulgação pode não ser suficiente para que os visitantes optem por colaborar, e o projeto consiga arrecadar o esperado.

É importante que o projeto esteja bem planejado, estruturado, seja viável, crível e que sua divulgação seja bem trabalhada. Relevância, credibilidade e divulgação são fatores decisivos para que a campanha de crowdfunding obtenha êxito.

Caso de sucesso

O 3Doodler é uma boa amostra de um crowdfunding bem sucedido. Entre fevereiro e março de 2013, a WobbleWorks teve o projeto 3Doodler elegível para arrecadação na plataforma Kickstarter.

O 3Doodler é uma caneta capaz de desenhar no ar, ou seja, construir desenhos 3d. Apesar da aparência de caneta, o processo de impressão é muito mais semelhante ao de uma impressora 3d. O gadget conta com um sistema de aquecimento e extrusão de um filete de plástico que rapidamente se solidifica e forma os traços.

A meta de arrecadação pretendida era de US$ 30.000, porém, foram arrecadados US$ 2.344.134, com um total de 26.457 doadores.

Sites de crowdfunding

Para começar escolha a plataforma de crowdfunding que mais se encaixa com o seu projeto. Cada plataforma de financiamento coletivo tem as suas peculiaridades e se encaixa melhor para determinados tipos de projetos.

Algumas plataformas de crowdfunding (tem muito mais por aí..):

  • Kickstarter: provavelmente a mais famosa entre as plataformas de crowdfunding
  • Kikante: cultura, causas sociais e empreendedorismo;
  • Catarse: financiamento de projetos criativos;
  • Juntos.vc: financiamento de projetos com impacto social;
  • Benfeitoria: desenvolvem conteúdos e ferramentas para estimular pessoas e instituições a fazerem parte de projetos transformadores, de forma simples e lúdica;
  • Bicharia: crowdfunding focado em auxiliar no financiamento de projetos que envolvam animais carentes;
  • Queremos: junte-se a outros fãs para trazer o seu artista favorito à sua cidade.

Equity crowdfunding

Segundo João Falcão, cofundador da EuSócio, “equity crowdfunding é qualquer mecanismo de financiamento (funding) por meio de um grande número de pessoas (crowd), em troca de participação societária (equity)”.

No Brasil esta modalidade ainda não tem regulamentação específica. Um dos mercados mais maduros de equity crowdfunding, com cerca de três anos, é a Inglaterra, onde mais de cem startups já captaram 30 milhões de libras.

Por aqui temos a Broota e a EuSócio.

Quer tirar sua ideia do papel? A Bizstart pode lhe ajudar! Comente e compartilhe esse post com seus amigos.

Next Post:
Previous Post:
  • Pingback: Segredos para não faltar dinheiro para sua Startup - Bizstart()

  • Pingback: Segredos para não faltar dinheiro para sua Startup | Startup SC()

  • http://canalthelords.wix.com/the-lords Adenilde Rodrigues de Lima

    Olá! Sou de Embu das Artes. Meu filho e eu temos uma ideia de empreendedorismo na área de games com foco em apoio e patrocínio aos gamers brasileiros, mas estamos encontrando dificuldades em encontrar o financiamento necessário para a implementação. Encontrei esse post no Google depois de ler sobre o assunto na revista Meu Próprio Negócio e realizar pesquisa na internet e adorei. Como podemos obter ajuda para escrever o projeto no formato necessário para esse tipo de financiamento?