Empreendedores: O Dinheiro é Irrelevante

Empreendedores: O Dinheiro é Irrelevante

É sempre um prazer receber convidados no Blog Bizstart. Hoje, Emerson Araújo, do Livres Ideias escreveu pra gente!  Ele conta como criou  uma rede social de colaboração entre as pessoas e dá um ótimo recado para os empreendedores.

O Brasil ocupa a 126ª posição num ranking internacional que avalia os 180 países mais indicados para empreender, no entanto, todos os anos milhares de jovens universitários tupiniquins se lançam ao mercado dispostos a iniciar o seu próprio negócio. Foi pensando especialmente em colaborar com estes audaciosos empreendedores e, ao mesmo tempo fomentar a geração de inovação aberta para empresas e organizações que desenvolvemos a rede social Livres Ideias, lançada em sua versão beta no último mês.

Como co-fundador desta startup, me vejo na mesma situação da maioria dos empreendedores aos quais pretendemos ajudar com nossa plataforma, perseguindo conhecimento, recursos, parcerias e colaborações de toda ordem para levar a nossa empresa a horizontes de infinitas possibilidades. Essa também é nossa proposta enquanto rede social, pelo compartilhamento de ideias e a colaboração remota entre os usuários (por lá chamados de i-logger’s), ampliamos as possibilidades de  desenvolvimento e sucesso dos empreendedores universitários e fazemos mais, possibilitamos que estes empreendedores possam interagir produtivamente com empresas e com a sociedade.

corning-gorilla-glass-2-nggid0222-ngg0dyn-320x240x100-00f0w010c010r110f110r010t010

 

Com certeza essa empreitada não é das mais fáceis e nós empreendedores matamos um ou dois leões por dia, quase sempre usando um palito de dentes da “Gina Indelicada” ou as próprias mãos. O palito de dentes é possivelmente a única arma pela qual o jovem empreendedor pode pagar e essa é uma característica marcante para a maioria dos jovens que iniciam um negócio no país: quase sempre você precisará utilizar a criatividade para suprir a falta de dinheiro. Não que os recursos financeiros não existam, pelo contrário, mas chegar até eles é mais um dos leões que você precisará enfrentar em sua aventura pelo mundo dos negócios. E sobre este “felino” que atende carinhosamente como “falta de grana”, nós da startup Livres Ideias o conhecemos bem e temos propriedade para colaborar com uma dica fundamental para os jovens que pensam em abrir um negócio: Não ter dinheiro é irrelevante.



Calma, eu explico antes que você nos arremesse suas contas. Não ter dinheiro (agora) será apenas um transtorno momentâneo se você investir em conhecimento e tirar suas nádegas do lugar. Parece clichê de palestra motivacional e talvez seja mesmo, mas o fato é que assistimos centenas de boas ideias de negócio padecerem por falta de conhecimento e ação dos aspirantes a empresários que, quase sempre, se justificam atrás da falta de grana. Então vamos lá, partindo do pressuposto que você enxergou sua ideia ou negócio como objetivo profissional, investir em conhecimento lhe abrirá as portas para a criatividade e inovação.

Essas duas palavrinhas são mágicas e em muitos casos substituem ou pelo menos reduzem substancialmente a falta de recursos financeiros. Mas é evidente, ainda assim você precisará de grana e é nesse momento que suas nádegas abandonam o estofado confortável do sofá e o acompanham até os possíveis investidores. Estes por sua vez ouvirão atentamente suas ideias e amigavelmente lhe dirão ‘não’. É triste, mas é verdade, você colocará seu melhor terno, fará a barba como no dia do seu casamento e preparará uma apresentação de slides que faria Steve Jobs lhe aplaudir de pé se ainda estivesse vivo, e avulso a tudo isso o sacana do investidor lhe dará apenas um tapinha nas costas e nenhuma esperança de assinar o cheque.

Este será possivelmente o seu mais duro e importante teste de resiliência, ou seja, capacidade de levar um fora por pelo menos 50 vezes até escutar o primeiro ‘sim’, como predizem alguns gurus do empreendedorismo digital. Foi justamente assim que aconteceu com uma jovem startup recém lançada na Web, que nasceu em outubro de 2011 na mais deprimente e absoluta falta de grana e hoje exibe uma plataforma em desenvolvimento que já lhe custou algumas dezenas de milhares de reais, grandes parceiros/colaboradores e um número crescente de usuários. Evidentemente isso não é sinônimo de sucesso, mas são indicadores de que estamos no caminho certo como empreendedores, sempre investindo em conhecimento, ação e colaboração. Essa também é a ideia por trás da Livres Ideias, colaborar para desenvolver! E já que falamos tanto em colaboração, que tal investir nas Livres Ideias? Torne-se um dos nossos parceiros ou simplesmente faça parte da nossa intrépida comunidade de i-logger’s. Quem sabe juntos você não me ajuda a provar que a falta de grana é irrelevante desde que haja uma boa ideia e alguém com conhecimento e atitude para desenvovê-la?

Emerson Araújo é Mestre em Administração de Empresas, especialista em Estratégia. Empreendedor digital, Co-fundador e CEO na startup Livres Ideias.

 

Next Post:
Previous Post: