Falhar pode ser muito produtivo – Resumo de links da semana

Falhar pode ser muito produtivo – Resumo de links da semana

Chegamos a mais um resumo de links da semana. Boas referências e assuntos diversos, sem fugir da nossa veia empreendedora! Hoje tem design, mentores, investidores, fracassos produtivos e um mini-guia para criar aquela ideia matadora.

Como não gosto de enrolar neste post, vamos a eles!

1. Erros vs Experimentos

inovation

O título do nosso post vem daqui: falhar pode ser muito produtivo. Ótimo texto do Innovation Excellence que trata da relação fracasso/experimento e aprendizado. Em dado momento, ele diz que é possível aprender fazendo algo errado ou tentando algo novo. Uma linha bem tênue, é verdade. Mas o que isso vai gerar de positivo depende de você. Basicamente, prefira os experimentos, mas não deixe de aprender com os erros também.

2. O que muda em uma startup com a chegada de um investidor?

Investimentos são muito desejados pelos empreendedores, mas não podemos negar que dá aquele frio na barriga pensando em como isso irá mudar sua empresa. Cassio A. Spina, fundador da Anjos do Brasil, fala na Exame.com sobre essa relação de amor e ódio, e dá boas dicas para melhorá-la. Vale lembrar que a própria Anjos do Brasil, em parceria com a Bizstart, fará um workshop de Investimento Anjo para Empreendedores. Coisa boa pra quem quer investimento. Será no dia 30/07.

3. Referências para sua empresa ficar bem na fita

Todo empreendedor, um dia, terá que trabalhar a identidade visual da sua empresa. É inegável, também, a importância de se apresentar bem para quem quer que se depare com o seu negócio. Portanto, seja com uma agência, um freelancer ou uma ferramenta como a 99designs (que já damos 10 dicas para você mandar bem na hora de usar), você terá que lançar mão das famosas referências visuais. Aí que entra o Identity Design, um poço sem fundo de inspirações pra você acabar com aquele logotipo bonitão que sua empresa merece.

4. O poder do mentoring para os negócios e para a sociedade

No PEGN, a Silvia Valadares fala muito bem sobre como a figura do mentor pode ser útil para os empreendedores. Além disso, defende com toda a razão um ecossistema aberto e colaborativo, onde as startups tem portas abertas umas para as outras. Para coroar, crava que, daqui a 30 anos, Bill Gates será mais lembrado que Steve Jobs, por causa de sua filantropia. Responsabilidade social também é tema do texto. Vale a pena a leitura.

5. Como criar uma ideia de negócio vencedora em 6 passos

Vamos confessar que todos adoramos uma boa lista ou um passo-a-passo prometedor.  A Forbes trouxe uma espécie de guia para você desenvolver sua ideia e traz dicas preciosas que valem o clique. Sabemos que 6 passos não farão você reinventar a roda, mas são orientações em que podemos ficar atentos. Este link, aliás, foi uma indicação do amigo/cliente/empreendedor Victor Cavicchioli, do Clube do Posto.

——–

O que achou do apanhado desta semana? Compartilhe seus links com a gente também!

Next Post:
Previous Post: