Hábitos de gente bem-sucedida: o que eles fazem na hora do almoço

Hábitos de gente bem-sucedida: o que eles fazem na hora do almoço

Há duas frases que ouvimos bastante e que já viraram até lugar comum: “tempo é dinheiro” e “hora de comer é sagrada”. Conviver com essas duas realidades parece antagonismo. Por um lado você quer tirar um momento do dia para respirar e organizar as ideias. Por outro, não quer perder tempo e bem que poderia agendar aquele call ou reunião ao meio-dia… Então, o que fazer? O que será que os super executivos e fundadores de startups de sucesso fazem? Vamos ver alguns hábitos de pessoas bem-sucedidas para tornar a hora do almoço bastante produtiva.

Eles não “pulam” a hora do almoço

Uma boa dica é não pular a hora do almoço. Geralmente muitas pessoas acham que essa hora pode ser mais bem aproveitada se for preenchida por árduo trabalho, entrando em um caminho perigoso e pouco saudável. Não dá para pensar direito sem estar bem alimentado e sem tirar um tempo para arejar as ideias.

E não estamos aqui falando daquela cena assustadora de relatórios perto dos pratos, comendo com uma mão e escrevendo com outra ou as conversas enfadonhas sobre problemas que tiram até o apetite. Estamos falando de usar a hora do almoço pode ser um momento gostoso de reunir parceiros e tirar uma ideia do papel para a realidade.  Principalmente quem está aprendendo a empreender precisa de algum jogo de cintura, abrindo mão da rotina, sem perder as coisas boas da vida.

Eles levam a equipe para almoçar junto

Grandes ideias aparecem em momentos de descontração, em que o cérebro não se vê obrigado a processar informações. Entre uma risada e outra, quando a equipe está reunida em uma situação informal, pode surgir de uma forma mais aberta a discussão de assuntos fundamentais ou um bate-papo sobre alguma adversidade nos negócios.

Portanto, entre a escalação do time do coração e o comentário sobre um filme que assistiu, alguém pode surgir com uma analogia para melhorar aquele projeto que está precisando.

Eles se movimentam

Sabe aquele hábito de pensar andando pelos cantos da sala ou dando uma volta de carro pelo quarteirão? Pois isso pode funcionar também na hora do almoço. Claro que não temos o hábito de comer andando, como os americanos, mas experimentar lugares novos um pouco distantes do trabalho pode permitir andar um pouco, antes e depois da refeição. É um convite para observar a rua, as pessoas e deixar as ideias para nossos produtos e soluções aparecerem da forma mais natural possível.

Eles encontram novas pessoas

Aproveite o intervalo do almoço para se reencontrar com aqueles contatos que há tempos estão enterrados na agenda do celular ou que você só vê no Facebook. As grandes oportunidades surgem quando mudamos a rotina e alimentamos o cérebro com novidades, ainda que seja uma simples mudança de local de almoço e uma nova amizade de alguém com o mesmo propósito.

Expandir a rede de amigos pode ser uma maneira eficiente de alinhar pensamentos e construir novas perspectivas de negócio.

Eles aproveitam as oportunidades

Há pessoas bem sucedidas que utilizam alguns minutos do almoço para colocarem em dia trabalhos paralelos ou validam as ideias para uma startup que estão pensando em criar. Levar o smartphone ou laptop para o restaurante pode ajudar a colocar os emails em dia ou mesmo terminar aquele projeto que ficou para ser feito no dia anterior.

Isso pode parecer pouco, mas no montante é possível realizar grandes mudanças apenas com alguns minutos bem aproveitados na hora do almoço. Procure fazer a refeição primeiro, deixando um tempinho para as atividades na sequência.

Como você aproveita o horário de almoço? Compartilhe com a gente nos comentários!

Next Post:
Previous Post: