História de sucesso: Samuel Klein, do holocausto às Casas Bahia

História de sucesso: Samuel Klein, do holocausto às Casas Bahia

Não é todo dia que alguém tem uma grande ideia de negócio, que realmente traz resultados significativos. Afinal, saber empreender e tirar uma ideia do papel não é tarefa fácil. Observar casos de sucesso é uma das formas de aprender com quem chegou lá. Mais do que modelos de negócio vencedores, vale conferir quais são as qualidades pessoais que grandes fundadores têm – e fazer uma autoavaliação para saber quais características você, empreendedor, já tem e quais ainda precisa desenvolver.

3_5-samuel-kleinNo Brasil, um dos maiores exemplos de empreendedorismo é Samuel Klein, dono da Casas Bahia. Polonês de origem judaica, Samuel conheceu logo cedo os horrores da guerra e do nazismo. Sobreviveu, mas decidiu ir embora da Europa. Veio ao Brasil, onde enxergou a possibilidade de fazer algo grande. Listamos algumas de suas características que podem ser analisadas como pontos fortes de um grande empreendedor.

 1. Senso de oportunidade

Samuel enxergava uma oportunidade em cada situação. Quando migrantes do Nordeste vieram trabalhar em montadoras de carros no sudeste, ele enxergou ali um grande negócio: vender cobertores baratos para toda essa gente. Samuel soube transformar uma crise em algo bom para todos.

2. Carisma

Passado um tempo, ele começou a vender peças de cama, mesa e banho de porta em porta. Comprava e vendia pelo dobro do preço. Mas não faltavam compradores, diante de sua simpatia e boa conversa. Para quem não tinha dinheiro na hora, bolou uma alternativa: fazia um carnê com os dados da pessoa e do produto, para que pagasse aos poucos. Isso o tornou popular entre os mais necessitados.

3. Conhecimento sobre o público-alvo

Logo, Samuel montou uma loja, que chamou de “Casa Bahia” para homenagear seus principais compradores, os nordestinos. Ele sempre mirou as classes mais baixas, oferecendo preços e condições de pagamentos condizentes com a realidade delas. Seus compradores iam até sua loja para pagar as prestações e acabavam sendo convencidos de levar mais um produto. Enquanto as concorrentes miravam as classes A e B, Samuel resolveu atender um público até então desamparado. Esse modelo de vendas permanece até hoje.



4. Noções de publicidade

A Casas Bahia é a empresa que mais investe em publicidade hoje, superando outras gigantes, como a Coca-Cola. Seus bordões televisivos são conhecidos por todos. Suas promoções param o Brasil. Quando alguém precisa comprar algo para casa, mas não tem muito dinheiro, logo pensa nas lojas da Casas Bahia. Essa foi a marca que a empresa imprimiu na mente dos brasileiros.

Que outras características você destacaria em um empreendedor de sucesso? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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