Marketing Digital: por que ele é imprescindível?

Marketing Digital: por que ele é imprescindível?

Algumas Pequenas e Médias Empresas (PME) e startups que estão começando, mesmo que possuam em sua liderança boas mentes estrategistas ainda relutam em acreditar na importância do Marketing Digital. Outros até acreditam no seu potencial, mas investem pouco nesta área, muitas vezes se limitando apenas a algumas postagens em redes sociais feitas pelos próprios dirigentes ou funcionários. A maioria, porém (e entre eles provavelmente a maioria dos seus concorrentes diretos) investe pesado em Marketing Digital e não é a toa.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que Marketing Digital é toda ação que você realizada no ambiente online para conquistar a atenção do seu cliente. Portanto, não se limita apenas a links patrocinados, páginas no Facebook e blogs. Até mesmo a forma como você constrói sua landing page influencia em suas vendas.

Com a influência da Internet e os motores de busca, quem não está neste ambiente praticamente não existe. Pense em todas as vezes que precisou de um serviço e onde foi buscar as suas informações. Aposto que 100% delas você recorreu ao Google, não é? Seus clientes pensarão da mesma forma. Logo, ter pelo menos um local de contato que permita que seu cliente lhe encontre é essencial.

Além disso, ficar no “básico” pode não render um aumento de clientes ou de transações esperado. As pesquisas apontam que o Marketing de Conteúdo, que já está em alta, vem com tudo no ano de 2015 (http://5seleto.com.br/tendencias-de-marketing-2015/). E cada vez mais as empresas percebem sua importância não só para aumentar números, mas também para fidelizar clientes.  Por isto empresas que querem investir minimamente em Marketing Digital devem sim optar por estratégias de produção de conteúdo interessante, que seja relevante para o cliente, que esteja focado na realidade em que ele vive e que seja útil ou que desperte algum tipo de interesse para ele.

É através das campanhas de Marketing Digital que seu negócio irá criar um perfil consolidado perante seu cliente. Quer um case de sucesso? A Ambev, a maior produtora de cerveja da América Latina cria publicações e ambientes para cada um de seus produtos, de acordo com o target escolhido e com a personalidade definida para aquele produtos específico. Sim, as vezes as cervejas possuem o mesmo público-alvo no que diz respeito a gênero, faixa etária, estilo de vida, mas no fim, as personalidades não são idênticas.

Marketing Digital também auxilia você a saber lidar melhor com o cliente. Políticas de resolução de problemas, formas de atender o cliente em espaços virtuais (seja nas redes sociais, via chat, e-mail ou por comentário no blog) são definidas aqui, ao se definir as estratégias. Lembre-se que deixar um cliente satisfeito é imprescindível – pois um cliente insatisfeito pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Ainda não se sentiu convencido? Vão aí algumas informações importantes para te auxiliar nesta decisão:

Há pelo menos 1,5 bilhão de usuários ativos em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Provavelmente 90% de seus potenciais clientes (mesmo que seu negócio seja B2B) estão nestes espaços. 72% da população que possui acesso a Internet faz questão de manter pelo menos um perfil em redes sociais. 99 milhões de brasileiros estão conectados a Internet, e passam em média 6 horas por dia online. Ou seja, investir nesta área é fundamental.

Então, que tal começar a investir e acreditar na importância do Marketing Digital e marcar presença no ambiente online? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

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