Marzon Castilho e a Lucapp.com

Marzon Castilho e a Lucapp.com

Oi, pessoal.

Hoje iremos estrear um bate-papo aqui no blog. Uma vez por semana, conversaremos com um empreendedor da nossa comunidade. Será um espaço para falar um pouco da sua experiência, seus projetos e o que mais vocês acharem importante! Estão todos convidados a participar.

A nossa primeira conversa foi com o Marzon Castilho, que desenvolve o Lucapp.com. O Marzon participou do nosso 12º Workshop Bizstart, no Rio de Janeiro, e conta um pouco de seu trabalho para a gente! Confira o nosso bate-papo:

 

Bizstart: Qual a ideia central do seu empreendimento, o Lucapp.com? Da onde surgiu a ideia e a motivação para tirá-la do papel?

Marzon: O Lucapp.com foi idealizado em Janeiro de 2011 para participar do Desafio Buscapé 2011.

Ele nasceu de uma dificuldade que eu tive de encontrar bons aplicativos para um smartphone. Percebi que a primeira coisa que uma pessoa faz depois de comprar um smartphone é procurar em sites de pesquisa: melhores aplicativos para iPhone. Toda vez que encontra um amigo com um smartphone igual já começa aquela conversa de recomendações de aplicativos. Passei até pela situação de uma pessoa anotar em um pedaço de papel os aplicativos que eu mais gostava para ele depois baixar.

Daí resolvi criar um serviço na internet que permite pesquisar por aplicativos para dispositivos móveis, web e TV Digital. Ele agrega os aplicativos da Apple AppStore e em breve teremos o Google Play e o MarketPlace da Microsoft. Ele também contém uma loja própria onde os desenvolvedores podem publicar seus aplicativos Android e Web permitindo a venda.

Além disso ele permite que os usuários vinculem suas contas do Facebook, Twitter e Contatos do Google e assim, todas as suas pesquisas serão classificadas de acordo com as recomendações dos seus amigos.

No Lucapp.com o usuário pode jogar aplicativos Web e baixar aplicativos para smartphones e os desenvolvedores têm a possibilidade de criar campanhas por palavra chave utilizando o Leilão de Custo por Clique onde o desenvolvedor só paga se um usuário clicar para visualizar seu aplicativo.

Bizstart: Quais foram (e são) seus maiores desafios como empreendedor? E as maiores recompensas?

Marzon: Meu maior desafio nesse momento é o fato do Facebook ter lançado o AppCenter no mês passado. Depois de 17 meses de muito trabalho com desenvolvimento, aprimoramento, definição, busca de investidor, busca de fornecedores diversos, tenho agora um aplicativo que os investidores olham e me falam: qual o seu diferencial em relação ao AppCenter do Facebook. Passei de inovador a cópia em um dia!

Isso está sendo muito complicado mas o perfil de um empreendedor é aprender sempre, então continuo trabalhando em divulgação e procurando formas de melhorá-lo e divulgá-lo.

Por outro lado recebi como recompensa o fato do Facebook ter feito uma ferramenta com os mesmos moldes de uma idéia que tive. Mostrou que estamos no caminho certo e que existe uma janela de validade da sua idéia. Devemos dar mais atenção para ela, pegar firme e implementá-la!

Workshops como o da Bizstart são essenciais para aprender a como validar e tirar uma idéia do papel. Para uma pessoa preparada, uma idéia deixa de ser apenas uma idéia e passa a ser uma oportunidade!

Bizstart: De todos os conteúdos que teve contato no nosso workshop, qual deles você acredita que teve mais valor na sua empresa?

Marzon: Sem dúvida o melhor conteúdo foi o Canvas. Nele podemos pensar e validar a nossa idéia a partir de todos os pontos de vista e muitas vezes percebemos que estamos resolvendo uma dor que não existe ou que só temos fontes de despesas e poucas fontes de renda.

Bizstart: Algum conselho para os empreendedores da comunidade?

Marzon: Estude, leia, participe de eventos, valide a sua idéia. Não coloque a venda da startup como objetivo mas sim a realização de algo grande que melhore a vida das pessoas. O dinheiro será consequência.

 

E aí, o que acharam do Lucapp.com? Não deixem de comentar! Falem com a gente também para contar suas histórias. Como já disse, todos são bem vindos!

Next Post:
Previous Post: