Mentor: o guru que a sua startup precisa ter!

Mentor: o guru que a sua startup precisa ter!

Na vida, a opinião de uma pessoa mais velha, ou aquela com mais experiência, sempre teve valor e respeito na sociedade, não é verdade? No ambiente do empreendedorismo não é diferente. Toda startup necessita de pessoas que compartilhem de experiências e assim, ajudem no desenvolvimento de ideias inovadoras. E essas pessoas são os mentores de startups.

Quem são esses mentores?

Mentores são pessoas dispostas em equipes formadas por empreendedores de sucesso, especialistas em startups, investidores-anjo e outros profissionais do mercado.

Mas o que exatamente os fazem ser os “gurus” das Startups?

Dada a sua carga de experiência de mercado e conhecimento profundo sobre questões ligadas ao empreendedorismo, os mentores apoiam e direcionam os projetos de novos empreendedores objetivando sempre apoiar o desenvolvimento de startups. Por isso, a sua opinião deve ser muito bem aceita e analisada pelas startups.

Eric Ries

Eric Ries, autor do best seller “A startup enxuta – The lean startup“.

Ele é um guru para a maioria dos empreendedores.

 

Mas como exatamente eles podem ajudar a minha startup?

A função do mentor é auxiliar o desenvolvimento da startup. Por isso ele irá auxiliar o novo empreendedor a verificar questões práticas do dia-a-dia do negócio, como analisar relações de causa e efeito em situações críticas e também guiar as atividades, dar suporte, auxiliar no networking, e desafiá-lo.

Agora que já sabemos o perfil dos mentores e a função que eles exercem no cenário do empreendedorismo, vamos saber como ter contato com eles.

Onde posso encontrá-los?

Normalmente, podemos encontrar os mentores em atividades de “mentoring” realizadas em eventos de startups e empreendedorismo. Assim, podemos citar o Startup Weekend, Startup Farm, Meetup, Feiras de Empreendedorismo do Sebrae, etc.

Ou ainda, se você já tiver um convívio mais próximo com alguém experiente do mercado e dentro da área da sua startup, pode ter esse contato quando for conveniente a ambos.

Como conseguir o melhor mentor para minha startup?

Nesses encontros promovidos através de eventos você pode ter contato com vários empreendedores, que lhe darão o suporte junto ao seu negócio. Mas como escolher um deles para ser o “guru” da sua startup? Aquela pessoa que você irá recorrer quando estiver necessitando de auxílio?

Bem, para isso alguns critérios devem ser levados em conta.

O primeiro é a experiência do mentor no campo em que sua Startup atua.

O segundo critério é você se certificar dos motivos do mentor em orientá-lo, pois ele deve ter a intenção de realmente levá-lo ao crescimento e acreditar na sua ideia.

Por último, o seu mentor deve ter disponibilidade física e mental para aceitar esse compromisso com você.


E então, já escolheu o mentor da sua Startup? Conte para gente sobre sua experiência junto ao seu “guru” e como ela foi importante para o seu negócio. Não deixe de compartilhar a sua opinião com a gente!

Next Post:
Previous Post: