Motivos para empreender ainda na faculdade

Motivos para empreender ainda na faculdade

Foi-se o tempo em que os jovens seguiam somente os passos dos pais em suas profissões. Se o pai fosse padeiro, esse seria o destino do filho. Se fosse filho de advogado, poderia estar certo de que no futuro defenderia os clientes para orgulhar a memória do pai.

Hoje tudo mudou. Ainda bem! O número de jovens que iniciam o próprio negócio cresce assustadoramente. Empreendedorismo é a palavra de ordem da galera que quer “bombar” no mundo dos negócios, muitos ainda na faculdade, pois é no ambiente universitário que as melhores ideias começam a fluir.



Quase todo mundo realiza pesquisa no Google, tem um perfil no Facebook e assim por diante. Essas empresas são alguns exemplos de como empreender, em especial no mundo digital.

Algumas histórias de sucesso começaram na Universidade Stanford, na região de Palo Alto, no Estado da Califórnia (EUA), quando jovens universitários criaram o projeto de um sistema de busca na internet que hoje é o Google. Na mesma universidade surgiu o projeto do Yahoo!

Mark Zuckerberg começou a criar o que hoje é a rede social Facebook, dentro da Universidade de Harvard. O Facebook foi lançado oficialmente em 2011 valendo US$50 bilhões.

Se o jovem busca ainda outros motivos para empreender enquanto está na faculdade, é possível citar outros modelos de negócio, como por exemplo, o de Michael Dell – criador da marca que leva seu sobrenome – que com apenas 19 anos soube como tirar uma ideia do papel, montando computadores em seu dormitório na universidade do Texas e vendendo-os em seguida. O valor de mercado da Dell hoje ultrapassa os US$ 25 bilhões.

Para os universitários que pensam em empreender ainda no ambiente universitário, entre as melhores opções estão as startups.

Para seguir por esse caminho é preciso conhecer seus diferenciais para se ter uma ideia clara de como iniciar uma startup, que é um modelo de negócio com grande potencial de crescimento. Nesse modelo, o esforço precisa ser redobrado, o negócio tem que ser totalmente inovador e fazer a diferença na vida das pessoas, porque não será uma empresa como outra qualquer.

Para conseguir sucesso em um empreendimento desse porte, é preciso ter algumas características consideradas indispensáveis como: determinação, espírito de aventura (com responsabilidade, claro!), resiliência, vontade de crescer e aprender (na faculdade e na vida), superação, enfrentar desafios, saber trabalhar em equipe, entre tantas outras.

Se tudo isso estiver alinhado, a chance de dar certo é grande. Depois é só comemorar e contar sua história para somar-se as várias outras que existem quando se fala de startups e negócios que saíram das faculdades!

E você, ainda está na faculdade, mas já tem planos para o seu próprio negócio? Conte sua história para a gente!

 

Next Post:
Previous Post: