O Canvas tornou-se indispensável para empresas e profissionais de diferentes segmentos

O Canvas tornou-se indispensável para empresas e profissionais de diferentes segmentos

Há mais de um ano, temos viajado frequentemente para todas as regiões do Brasil levando nossos workshops. Sem dúvida, o treinamento de Canvas tem sido o mais demandado.

Apenas nesta última semana realizamos 6 turmas de workshop, sendo 5 delas sobre o Business Model Canvas.

  • 2 turmas para gerentes de projeto e equipes de atendimento do Sebrae/PB – João Pessoa/PB
  • 1 turma para empresários do setor de eventos atendidos pelo Sebrae/PB – João Pessoa/PB
  • 1 turma para Agentes Locais de Inovação (ALIs) do Sebrae/PI – Teresina/PI
  • 1 turma para empreendedores de startups participantes do Programa StartupSC do Sebrae/SC – Florianópolis/SC

Olhando para estes perfis tão diferentes de aplicação do Canvas podemos perceber o quanto ele está se popularizando em diferentes segmentos.

Projetos dos mais variados portes podem ter suas visões documentadas no Canvas, proporcionando uma visão completa de tudo aquilo que se espera em sua execução.

canvas2

Diversos tipos de atendimento realizados pelo Sebrae, seja através de suas equipes de atendimento individual, por Agentes Locais de Inovação, ou pelos consultores credenciados, também podem explorar de forma significativa o uso do Canvas.

canvas01

O próprio empreendedor, seja ele de uma micro-empresa tradicional, de uma startup ou de uma grande empresa, é outros perfil de profissional que impactado de forma direta com o uso do Canvas, possibilitando a documentação visual do modelo de negócios, identificação de melhorias, oportunidades de inovação e validação de tudo aquilo que o empreendedor planeja construir.

Nessas nossas andanças, pudemos destacar três tipos de atuação com o Canvas cujo resultado foi incrível. Vamos falar um pouco sobre elas:

Gestores: usamos o Canvas para trabalhar com planejamento colaborativo. A ferramenta trouxe grandes possibilidades à todos, especialmente pelo seu aspecto visual e a facilidade de fomentar a discussão estratégica de suas empresas, expondo ideias de maneira simples e rápida. Recebemos feedbacks muito legais, com pessoas dizendo que a discussão usando o Canvas em 2 dias foi mais produtiva que 2 semanas de planejamento “tradicional”, como eles costumavam realizar.

Atendimento do Sebrae a empreendedores: o Canvas facilita bastante a conversa entre o Sebrae e o empreendedor. A partir dele, ambas as partes ficam muito em sintonia facilmente. O empreendedor vê as vantagens facilmente da ferramenta; e o Sebrae pode conhecer melhor em mais rapidamente os negócios. Além disso, os padrões de modelos de negócio são meios poderosos para ajudar um grande número de empreendedores.

Empreendedores: Temos ido a muitos eventos de segmentos específicos e diferentes entre si. Dois exemplos: estivemos na Beauty Fair em São Paulo e no Rio Content Marketing. Um focado em beleza e o outro em profissionais de mídia. Mas independente do mercado, muitos empreendedores vêm até nós durante o evento para discutir suas ideias ou negócios. Embora normalmente eles possuem uma boa atuação em seu mercado, não tem uma visão clara de negócios. O Canvas é um choque de planejamento e visão de negócios para essas pessoas. Rapidamente, elas podem visualizar os diferentes aspectos do seu modelo e a necessidade de gerenciar todos eles. Assim, podem ter mais embasamento para suas decisões de negócios.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre como o Canvas pode ajudá-lo em seu negócio, seja ele qual for, entre em contato com a gente!

Next Post:
Previous Post: