O que podemos aprender com o Google?

O que podemos aprender com o Google?

O Google é a empresa dos sonhos da maioria das pessoas. Segundo a pesquisa realizada pela Companhia de Talentos em parceria com a Nextview People, ela é a empresa que mais jovens gostariam de trabalhar.

Além disso, ela é, com certeza, uma das empresas com o maior sucesso dos últimos 20 anos, dominando o mercado das buscas online nos últimos 10 anos.

De onde vem toda essa tendência em inovar? Por que os produtos deles nunca se tornam obsoletos?

Vamos mostrar 5 maneiras através das quais o time do Google trabalha.

Além de prestar atenção nesses detalhes, também é importante ter uma cultura na qual a gestão de metas e a cultura do OKR são importantes.

Mas o que é a cultura OKR?

A OKR é a cultura que pode ser implantada em uma empresa que deseja estabelecer um projeto estruturado para alcançar metas. Os OKRs são objetivos inter-relacionados que, ao serem atingidos, contribuem para chegar mais perto da meta da organização.

Aplicados corretamente, os OKRs podem aumentar a produtividade e diminuir o stress próximo as datas de entrega.

Além disso, os objetivos são definidos tanto pela diretoria como por outros colaboradores da empresa.

O Google iniciou o uso desse técnica antes mesmo de se transformar em Google, portanto, ela não funciona só nas grandes corporações, mas pode funcionar para qualquer empresa.

De quais maneiras a Google consegue inovar?

1- Aplique o teste da escova de dentes

Para cada nova criação, seja ela de um aplicativo ou um aparelho eletrônico, eles se perguntam “as pessoas irão precisar disso pelo menos tanto quanto precisam da sua escova de dentes?”. Se as pessoas forem usar a criação duas ou mais vezes por dia, ela com certeza será um sucesso!

O momento que sua criação passa a fazer parte da rotina das pessoas, deixando de ser apenas usado por ser novidade e passando a ser usado por necessidade, é o resultado buscado por todos.

Manter a atenção dos clientes é um grande desafio, por isso o teste da escova de dentes continua vivo e auxilia no crescimento da marca.

2- Diga sim a tudo

Diga sim a novos contatos, novos eventos, novos produtos e novos clientes. Ao receber um novo cliente, ou ter a oportunidade de conhecê-lo em um evento social, fale sobre sua empresa e seus produtos.

Ampliar seu networking é fundamental, principalmente quando a empresa ainda está em expansão.

Além de dizer sim, você deve ser capaz de cumprir suas promessas. Ao aceitar um projeto, logo defina como ele será dividido.

Aceite um novo projeto apenas se pode dar a garantia que o valor e o tempo acertados serão cumpridos. Dessa forma, seu cliente irá lhe indicar para outras pessoas e seus clientes tendem a aumentar.

3- Contrate pessoas mais inteligentes que você

Pode parecer intimidador, mas contratar pessoas mais inteligentes que você irá fazer seu time prosperar.

Quando pessoas mais inteligentes entram no grupo, o grupo fica mais forte e apresenta ideias melhores, além disso, você como gestor será desafiado.

Se seu time estiver alinhado, todos ganham e a empresa também.

4- Baseie-se em avaliações dos colegas para promoções

No Google, a avaliação dos seus colegas conta mais do que a do seu chefe para ganhar uma promoção.

As avaliações dos colegas são feitas anualmente e tem dois principais efeitos: promovem as pessoas que merecem ou encaminham para a porta de saída da empresa os maus colegas.

Eles cultivam a cultura da colaboração. Essa cultura também é baseada no “faça o bem para os outros”.

Dessa forma, as metas de todos podem ser cumpridas mais facilmente.

5- Faça produtos úteis, não necessariamente bonitos

O objetivo final da Google é fazer produtos que sejam realmente úteis.

Sites que possibilitem um rápido acesso aos melhores programas ou vídeos. O que os clientes querem é um produto que funcione, querem diversidade de produtos e não necessariamente um produto bonito.

 

O Google só consegue agir dessa forma pois todos os objetivos estão conectados, tanto horizontalmente quanto verticalmente.

Os OKRs de uma pessoa, definidas trimestralmente, são de acesso público, fazendo com que cada pessoa tenha um compromisso ainda maior com suas metas e com as metas da organização como um todo.

Empresas pequenas e startups também podem adotar esse método desde a sua criação, fazendo com que toda a empresa caminhe junto ao seu objetivo final.

Assista ao vídeo do Felipe Oss-Emer, especialista em OKR:

Você já experimentou a metodologia OKR na sua empresa? Conte nos comentários como foi a experiência!

 

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