O que um investidor anjo busca em uma startup

O que um investidor anjo busca em uma startup

O crescimento de investimento anjo destinado a startups no Brasil foi de 25% entre julho de 2012 e julho de 2013, segundo a organização Anjos do Brasil. Foram R$ 619 milhões em volume de investimentos nesses doze meses. Uma grana que não partiu de empresas, nem do governo, mas de 6.450 pessoas físicas.

Quem são esses anjos?

1_6-investidor anjo

O termo “investidor anjo” surgiu para intitular aquele investidor que, normalmente, é um profissional de sucesso, experiente. Pode ser um empresário, um executivo ou mesmo um profissional liberal empreendedor que aplica seus recursos financeiros e seu conhecimento de negócios para impulsionar uma nova empresa.

Na maioria dos casos, os investidores anjo possuem participação minoritária no negócio: não têm posição executiva na empresa, apoiando apenas como mentores e conselheiros para aumentar as chances de sucesso da startup.

Mas como fazer com que seu modelo de negócio seja de interesse de um investidor anjo? Vamos conferir algumas dicas a seguir!



Atraindo investidores anjo para sua empresa

Não basta apenas tirar uma ideia do papel sem ter um grande conhecimento em empreendedorismo. Esse perfil de investidor procura empreendedores com engajamento e interesse. A força de vontade e a persistência do idealizador é um importante critério na visão dos investidores anjos.

Para isso, a postura profissional deve ser levada muito a sério pelo idealizador. Isto é, a capacidade de fazer negócio e networking, de preparar e apresentar materiais, estar preparado para responder todas as dúvidas e não apenas escutar o investidor. Mas isso também significa anotar as informações, considerações e métodos que lhe forem passados.

Uma dica para atrair investidores anjo é: seja capaz de encontrar situações para se posicionar bem no mercado e não querer passar por cima de ninguém para se dar bem sozinho. Esteja aberto também para compartilhar e aceitar novas ideias e conceitos. Apontar problemas que a startup enfrenta e possíveis soluções vai ajudar a conquista e mostrar que o empreendedor possui um conhecimento maior no mercado.

Além disso, o anjo também procura uma eficaz execução e uma equipe unida no negócio. Suas ideias sobre como empreender e como iniciar uma startup serão tópicos importantíssimos para convencer um investidor anjo a escolher a sua empresa. Portanto, esteja preparado para não apenas explicar a sua ideia, mas também contar como começaram os trabalhos, como você está gerenciando todos os processos e muito sobre as pessoas envolvidas.

Pode parecer clichê, mas prepare-se para responder:

Por que vocês são as pessoas ideais para tocar esse negócio?

Portanto, reúna toda sua motivação, mostre-se preparado para construir uma empresa de rápido crescimento e corra atrás do seu anjo!

Sua startup já conseguiu investimento anjo? Conte para a gente como vocês chegaram lá! O espaço de comentários está esperando suas dicas. 

Next Post:
Previous Post: