Os seus primeiros (e mais importantes) clientes

Os seus primeiros (e mais importantes) clientes

Os Primeiríssimos

Todo produto que é lançado possui seus primeiros clientes. São aquelas pessoas que, apesar da falta de histórico do produto, não hesitam em adquiri-lo. São os Early Adopters – ou Adotantes Iniciais.

Early Adopters” é um conceito extremamente difundido em todos os mercados e significa uma fatia do mercado específica, sem restrições à inovação. Essas pessoas, geralmente, abrem a porteira para o consumo do produto. São lançadores de tendência, os moderninhos que fazem questão de estar à frente dos outros. Eles compram um produto antes de todo mundo, para então serem seguidos pelos outros grupos: os que também querem ser moderninhos, o pessoal antenado mas nem tanto, a massa de consumidores que dá escala ao produto, e os atrasadões que não tem noção da vida e compram quando todo mundo já tem.

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Exemplos recentes ou nem tanto: o primo descolado que começou a usar CD’s antes de todo mundo; o colega da faculdade que tinha Facebook quando o Orkut reinava soberano; o tio viajado que ouvia música no iPod enquanto você tinha um Discman de última geração e CD’s recheados de MP3’s (e achava isso o máximo).

discman

ipod

 

 

Os Early Adopters e o Customer Development

Apesar da noção de Early Adopters ser conhecida, Steve Blank deu a ela uma importância muito grande no processo de Customer Development.

Diz ele que você deve construir a primeira versão do seu produto voltado para esses clientes visionários. 



Essas pessoas serão fundamentais para o seu aprendizado. Você irá aproveitar à abertura para inovação dessas pessoas e vender para elas o seu primeiro produto. A partir daí, eles terão uma experiência de usuário que lhe trará feedbacks valiosos. Você poderá desenvolver seu produto de maneira mais eficaz e prepará-lo para os grupos maiores de consumidores. 

Não só o produto em si, mas mesmo seu modelo e argumentação de vendas devem ser desenvolvidos e testados para/com esses clientes.

Resumindo, esses inovadores que irão usar seu produto antes de todo mundo serão seus clientes mais importantes, porque lhe darão bases sólidas para melhorar seu produto e seu modelo de venda/negócio.

No próximo post, iremos falar sobre como identificar seus Early Adopters. Muitas pessoas tem o problema que você quer resolver, mas só algumas serão seus primeiros clientes!

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