Para sempre startup? Como fazer com que seu negócio decole de fato

Para sempre startup? Como fazer com que seu negócio decole de fato

Criar uma startup de sucesso é o sonho de muitas pessoas que veem no empreendedorismo uma forma de inovar e encarar a vida e a carreira de uma maneira diferente. Mas quando a startup passa do período de adaptação e busca a consolidação do negócio, que atitudes tomar? Qual caminho seguir? Confira as dicas que preparamos para ajudar você a encontrar estas respostas:

Saiba para onde o negócio deve ir

Além de manter a startup em funcionamento, é preciso ter um planejamento estratégico de longo prazo, saber onde a empresa deve estar daqui a cinco ou dez anos, com um modelo de negócio bem estruturado. Com esse planejamento, é possível buscar investimento externo para ampliar e fortalecer a empresa.

Escolha as parcerias certas

Na busca por investidores, é preciso saber vender o sonho da startup, passar o mesmo entusiasmo dos criadores para quem vai investir no negócio e, assim, conquistar não só capital financeiro, mas aliados.



Mantenha um time com habilidades complementares

Em geral, quando se desenvolve um projeto como uma startup, os fundadores possuem a mesma formação e compartilham das mesmas experiências. Para tirar uma ideia do papel, uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos e habilidades complementares funciona muito melhor, já que é possível desfrutar de pontos de vista diferentes e estimulantes.

Queira que o negócio dê certo

Não basta dizer, é preciso ter uma ideia clara do por que e como empreender. E mais, sendo o dono do próprio negócio, é necessário tomar a frente e fazer com que as coisas aconteçam, mesmo que isso signifique perder algumas noites de sono ou alguns finais de semana.

Conheça o seu mercado

Você se lembra de como iniciar uma startup foi importante e prazeroso, mas também demandou tempo e pesquisa sobre o nicho de mercado? Esse trabalho deve ser constante, pois só assim sua empresa estará constantemente crescendo e aprendendo com as oscilações do mercado.

Saiba reconhecer as oportunidades

Oportunidades aparecem nos momentos mais inusitados, por isso tenha sempre à mão um cartão da sua empresa, seu perfil no Linkedin atualizado e um bom discurso de apresentação. Muitas conversas informais entre empresários resultam em parcerias de sucesso. Por isso, não deixe de estar presente nos principais eventos da sua área de atuação e aproveite o networking.

E você, tem outras dicas para fazer uma startup decolar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Next Post:
Previous Post: