Por que as startups fracassam?

Por que as startups fracassam?

Esses dias estava lendo uma matéria do Steve Blank para a revista Exame PME (confira aqui). Blank, é um dos mais bem sucedidos empreendedores do Vale do Silício, autor do best seller ” 4 Steps to the Epiphany”, leitura obrigatória para todo empreendedor e grande defensor da metodologia Lean Startup ( “The Lean Startup” Eric Ries). Diante da entrevista para a Exame, me deparei com a seguinte questão levantada pelo jornalista e a resposta de Steve:

“Por que, em um mundo com tanta informação, muitas empresas ainda não conseguem dar certo?

Steve Blank – A maioria das startups não falha por causa de um problema de desenvolvimento do produto, mas por causa da falta de clientes. Eles tratam startups como versões menores de grandes empresas que requerem apenas execução – arrecadam dinheiro, constroem o produto, contratam vendedores e vendem o produto. A falha acontece porque startups não estão executando, elas estão procurando um modelo de negócio. Essa ideia de busca e de ir de fracasso em fracasso ao invés de sucesso em sucesso nunca foi compreendida, e muito menos ensinada.” (Trecho retirado da matéria ‘Saia já do prédio e fale com os clientes, ensina Steve Blank’, site da Exame – 11/02/14)

Steve Blank. Foto: Exame

Steve Blank. Foto: Exame

Isso me fez pensar sobre essa questão. Por que será que muitos empreendedores, mesmo diante de tantas informações, ainda tendem a achar que fazer sucesso em uma startup é ter uma ideia genial, um produto inovador, um modelo de negócios desenhado e… pronto! “Quem não vai querer comprar a minha solução perfeita?”

Alguns poderiam até me dar como justificativa no caso do Brasil, por exemplo, que a cultura do empreendedorismo não é forte nas universidades e por isso os jovens que empreendem tendem a errar muito mais, até por falta de informação, e se basearem em exemplos da mídia. Mas e nos EUA, por exemplo, onde a cultura do empreendedorismo é sólida e nomes de destaque dão aulas em grandes universidades? Por que lá inúmeros novos empreendedores ainda têm essa ideia de desenvolver o produto da sua startup e empurrar para o cliente?

Pensando nisso, percebi porque é tão importante para quem deseja começar uma startup, conhecer metodologias, ampliar o conhecimento sobre esse universo de tão alto risco lendo blogs relevantes, indo a eventos de empreendedorismo e de startups, conhecendo pessoas experientes do mercado através de eventos de networking, etc. Tudo isso para que você possa aprender com a experiência do outro e obter conhecimento para aplicar na sua startup.



Mas voltando ao tema do post, o próprio Steve Blank já respondeu por que as startups fracassam. Simples, elas não conhecem o seu cliente! “Mas por que isso acontece?” O erro número 1°está em tratar uma startup como uma empresa comum. E o 2° erro está em não validar o modelo de negócios.

Todo empreendedor precisa saber que uma startup é diferente de uma empresa comum. Enquanto esta está baseada em um processo produção e posterior execução, como exemplificou muito bem Blank na entrevista, uma startup está pautada em um modelo de negócios, que é construído através do contato com o cliente, buscando a validação de vários fatores e assim, depois de validado, o modelo é executado.

Dessa forma, um modelo de negócios ainda não testado é apenas um conjunto de hipóteses criadas pelo empreendedor acerca do preço, segmento de clientes previsto, canais de distribuição, etc. Tudo isso é montado através do canvas. E é importante dizer que qualquer modelo de negócio não sobrevive intacto diante do primeiro contato com o cliente! Assim, toda startup deve adaptar, interagir e melhorar as suas ideias de acordo com o aprendizado junto ao cliente.

Por isso, como citou Steve Blank na entrevista, saia do prédio e fale com os clientes! Ficar preso em um escritório criando suposições sobre o seu negócio não vai fazer sua startup ser um sucesso.

 E então, o que achou sobre o assunto do post de hoje? Você está validando o seu modelo de negócios? Compartilhe sua opinião com a gente!

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  • carlos Souza

    Amigos,
    Bom dia,

    Sou leitor assiduo dos ebooks do site da Bizstart.

    sou professor universitario, e, gostaria de replicar estes ebooks em meu site, o qual foca somente a comunidade universitaria.

    Como podemos fazer uma parceria..

    aguardo seu retorno,

    Prof. Ms Carlos Souza

    • http://bizstart.com.br/ Rafael Leite – Bizstart

      Oi Carlos!
      Muito bacana saber que você gosta dos nossos materiais, nosso objetivo é esse mesmo, apoiar os empreendedores e inclusive educadores a fomentar negócios de sucesso!
      Entre em contato conosco pelo contato do site, indicando o seu email, e vamos conversando.
      Um abraço!