Porque você não deve validar apenas a sua ideia de negócio

Porque você não deve validar apenas a sua ideia de negócio

O que mais vemos atualmente são empreendedores que tem dezenas de ideias de negócio e, que após lerem superficialmente alguns conceitos de Lean Startup, percebem que precisam validar estas suas ideias.

Sem dúvida é necessário uma validação, já que sair desenvolvendo qualquer negócio apenas com suas próprias visões é o primeiro passo para o fracasso!

Mas quando o empreendedor parte para a validação automatizada de sua ideia está restringindo totalmente sua visão sobre outras oportunidades para aquele mercado.

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Principalmente se tenta realizar esta validação a partir de um formulário estruturado e enviado pela web (Google Docs compartilhado por email, twitter e facebook, por exemplo).

Ao construir o formulário ele já está posicionando claramente sua ideia, não deixando espaço para quem responde apresentar suas visões sobre o problema e até mesmo indicar soluções.

Há quem questione sobre deixar algumas questões em aberto. Porém, ao invés disso ser uma solução, simplesmente tornará seu formulário desestimulante o suficiente para não ser respondido ou ter respostas incompletas.

Então, o objetivo inicial não deve ser posicionar sua ideia! E, desta forma, não perder a visão periférica necessária para enxergar os ajustes que levarão às oportunidades.



E quem já conhece um pouquinho mais sobre as técnicas de validação sugeridas para enquanto ainda estamos na etapa de Customer Discovery, a primeira do processo de Customer Development que é parte fundamental do método Lean Startup, sabe que o foco neste momento é apenas em análises qualitativas.

Os percentuais não importam enquanto não sabemos fazer as perguntas certas! E só aprendemos como fazer estas perguntas se interagirmos diretamente com nossos potenciais clientes. Nunca atrás do computador.

Assim, é bem fácil concluir que o famoso Google Docs não deve ser o primeiro passo, certo?

Já que se estiver validando uma ideia pré-empacotada estará trabalhando totalmente com a sorte. Descartando diversos benefícios que um método iterativo pode te trazer.

Se a sua ideia for exatamente aquilo que o mercado deseja, BINGO!

Isso é o que Ash Maurya chama de O Mito do Empreendedor Visionário. Que é aquele que acerta na mosca, tendo a ideia perfeita que os clientes irão se apaixonar.

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Se não for, ele precisará ajustar iterativamente até ocorrer o encaixe perfeito com uma das oportunidades existentes.

Todos os dias atendemos aqui na Bizstart empreendedores que desistiram de grandes negócios por não conseguirem respostas positivas em seus formulários. Além do extremo oposto, e bem mais frequente, que são aqueles que mergulharam de cabeça em ideias “validadas” por pesquisas tão bem elaboradas que somos induzidos a só responder sim. Mesmo sem termos o menor interesse real em utilizarmos o produto ou serviço.

É similar ao impulso do Like no Facebook. Tem foto legal, like! É meu amigo, like! Dei uma risada, like! Like, like, like. Sem nem saber o que é.

Não se engane com validações quantitativas. Sua ideia deve ser apenas o ponto de partida para uma exploração mais aprofundada do seu mercado em busca de oportunidades de solucionar problemas/demandas reais.

Em breve falaremos aqui um pouco mais sobre pesquisas exploratórias, técnicas de validação e design thinking para startups.

Está dificuldades para elaborar suas hipóteses e definir estratégias de validação? Faça como centenas de outros empreendedores, entre em contato com a gente! Teremos um enorme prazer em orientá-lo.

Você já passou por alguma situação similar? O que pensa a respeito? Queremos saber sua opinião.

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