Qual a diferença entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas?

Qual a diferença entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas?

Nós trabalhamos com essas duas ferramentas e essa é uma pergunta que aparece com bastante frequência durante as consultorias, workshops etc. Por isso decidi publicar aqui e ajudar quem estiver com a mesma dúvida.

Para começar, ambos são ferramentas visuais que ilustram o seu modelo de negócio de forma rápida e fácil, ressaltando os pontos que realmente importam.

O Business Model Canvas – você também pode encontrar como BMGen Canvas ou simplesmente Canvas – foi criado por Alexander Osterwalder e apresentado ao mundo no livro Business Model Generation. Ele é uma ferramenta bastante abrangente, permitindo representar qualquer Modelo de Negócio possível e suas relações. Desta forma, ele vem sendo usado desde em startups até empresas gigantes como uma ótima ferramenta de inovação.



Já o Lean Canvas – que é baseado no BMGen Canvas – foi criado por Ash Maurya com objetivo de dar maior foco aos aspectos considerados mais arriscados na criação de uma startup. E para manter a característica visual já conhecida pelos empreendedores, o que o Ash fez foi substituir 4 dos 9 blocos do BMGen Canvas. Na figura abaixo você pode ver quais foram os blocos alterados.

what_changed_canvas-nggid03355-ngg0dyn-520x0x100-00f0w010c010r110f110r010t010

E nesse post o Ash explica por qual motivo alterou os blocos e quais foram os critérios que usou para escolher os novos blocos.

Agora que já vimos qual a diferença, o mais importante é entender que tanto o BMGen Canvas como o Lean Canvas representam aspectos diferentes de um mesmo modelo de negócios, um não exclui o uso do outro. Pense na sua startup como um prédio que pode ter uma planta baixa (2D) para ajudar os construtores enxergarem onde as coisas devem ficar e um passeio virtual (3D) para ajudar os compradores visualizarem os apartamentos; o prédio é o mesmo – assim como sua startup, mas pode ser visualizado de várias formas.

Aproveite a oportunidade e envie sua dúvida para gente!

Next Post:
Previous Post:
  • Isabella Maria

    Rápido e objetivo. Obrigada por compartilhar!