Qual é a melhor abordagem para realizar uma entrevista de validação?

Qual é a melhor abordagem para realizar uma entrevista de validação?

Nós já falamos algumas vezes sobre entrevistas de validação aqui no blog, porém esse é um assunto que sempre gera dúvidas nos empreendedores que estão começando suas startups. E um dos pontos que mais gera dúvidas é se as entrevistas podem/devem ser realizadas de forma automatizada ou pessoal.

A entrevista automatizada pode ser feita, por exemplo, com formulários ou enquetes na internet. Esse tipo de abordagem com certeza tem suas vantagens, já que, como é realizado em uma plataforma on-line, permite um alcance muito maior de pessoas. E talvez seja esse seu maior atrativo.

Por outro lado, a conversa face a face ou uma conversa por telefone são alternativas mais eficazes, no sentido de entender melhor os clientes. Muitos empreendedores tentam realizar a validação de seu modelo de negócio enviando um formulário on-line. É possível fazer isso com Google Docs, e-mail, Twitter ou Facebook. Porém, ao estruturar um formulário, você já está posicionando claramente sua ideia. Essa abordagem não deixa abertura para que o entrevistado apresente suas próprias visões sobre o problema e até mesmo possa indicar soluções.



Claro que há a possibilidade de deixar as questões em aberto, sem respostas pré-determinadas. Mas será que essa seria a alternativa correta? Você terá que contar com a boa vontade do seu público em escrever suas respostas. Coloque-se no lugar do cliente e avalie se essa seria uma alternativa estimulante.

As pesquisas on-line lhe darão um panorama quantitativo. Mas nem sempre esses valores refletem algumas questões por trás do problema que o cliente possui. Você pode comparar com os likes do Facebook. A quantidade de “curtir” que a foto de um produto recebe sempre será maior que o número de pessoas disponíveis a comprar o tal produto. Na fase de validação, a sua ideia deve ser apenas o ponto de partida para uma exploração mais aprofundada do seu mercado, em busca de oportunidades para solucionar problemas e demandas reais.

Seu maior objetivo é encontrar o que não sabe que não sabe e isso não é possível com perguntas fechadas. As perguntas fechadas servem para quando você sabe o que não sabe.

Sobre esse processo de validação, ele deve ser realizado em etapas e de forma interativa. Ou seja: você deverá seguir critérios para saber se pode passar para a próxima etapa ou deve refazer uma etapa, dependendo do resultado de outra. Se seu modelo de negócio for alterado por conta de adaptações, precisa começar todas as fases do processo. Nós falamos bastante sobre isso em nosso ebook gratuito Sua Ideia Ainda Não Vale Nada.

Como esta validando seu modelo de negócios? Compartilhe sua experiência conosco.

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