Tentar resolver um problema já resolvido é um problema – Resumo de Links

Tentar resolver um problema já resolvido é um problema – Resumo de Links

Depois de uma sexta-feira ausente, voltamos à nossa programação normal pré-fim-de-semana. Particularmente, gostei muito do título repetitivo de hoje – resolver problema resolvido é problema -, e vocês? Mais adiante, teremos sua explicação. Aos links:

1. Ta aí uma faculdade que parece interessante

Pessoalmente, sou muito interessado em tudo relacionado ao ensino de empreendedorismo, assim como métodos de educação que estimulam a criatividade, inovação e tudo mais que não é ensinado no modelo que aprendemos na infância (professor fala, aluno escuta e com sorte aprende UMA resposta possível). Por isso trouxe o link do Ponto Eletrônico (que é alimentado pelo pessoal da Box 1824, que é sensacional). Uma universidade que te educa enquanto você empreende? Parece demais!

2. Dez perguntas para testar sua ideia

Boa ideia que fica só na conversa só funciona em mesa de bar. Ela só é boa mesmo depois de testada e validada. E vai ficar MUITO BOA mesmo só depois de executada. Então, pra começar, responde pra você mesmo essas 10 perguntinhas aí do Papo de Empreendedor.

3. Mercado de aplicativos é promissor e difícil

A não ser que você vá vender cerveja no carnaval, quase todo mercado é difícil. Mas esse  é especialmente complicado. Silvia Valadares, no PEGN, lembra que as vendas de smartphone no Brasil vão bombar ainda mais e alerta para a dificuldade de lançar um aplicativo que permaneça no celular das pessoas por muito tempo. Uma pergunta ótima também: quanto dinheiro e horas de programação estão perdidas e sem usuários nas AppStores da vida?

4. A pior citação sobre inovação da história

“Construa uma ratoeira melhor e as pessoas virão até você”. Desde que os EUA começou a regular patentes, mais de 4.000 delas foram em relação com a ratoeira. Porém, até hoje, o modelo registrado em 1894 é usado sem grandes modificações. O problema dos ratos já foram resolvido. Portanto, a não ser que você invente algo pelo menos 10x melhor, resolva outro problema. Isso vale pra qualquer outro produto/problema. Veio lá do Innovation Excellence.

5. Cinquenta tendências para explorar 

O PEGN trouxe 50 tendências que estão gerando novas demandas o tempo todo. É sensacional porque gera insights em vários mercados diferentes, desde logística B2B até casamentos gays. Olha lá que você vai acabar pensando em uma boa oportunidade de empreender.

E aí, o que achou dos links de hoje? Comente e compartilhe com um amigo empreendedor!

Next Post:
Previous Post: