Velhos modelos, novos negócios

Velhos modelos, novos negócios

Pode-se dizer que uma startup é  uma organização em fase de desenvolvimento, buscando seu modelo de negócio ou mesmo uma  empresa já existente em busca de formas para entrar para o mercado tecnológico ou para escalar um produto ou serviço, entre outras definições.

Uma startup não é qualquer pequena empresa. Isso precisa ficar claro desde o início. Tanto uma startup quanto uma pequena empresa nascem do empreendedorismo de uma pessoa  ou de um grupo, mas  a relação entre as duas fica por aqui.



Uma pequena empresa geralmente será criada para atender uma demanda de um grupo de pessoas ou empresas e uma  startup é algo que está programada para ser grande desde a sua criação. Aqui as decisões sobre como empreender é que farão uma grande diferença – enquanto uma pequena empresa irá girar em torno de determinados produtos, por exemplo, a startup terá fases de testes e de muitas incertezas em sua fase inicial.

5_2-newjobs

Como iniciar uma startup                     

Ao tirar uma ideia do papel, você tem que estar ciente que você está começando algo que deverá se tornar líder, ser inovador e que poderão ocorrer ajustes e mudanças, até que a startup dê certo e cresça muito – crescer cada vez mais as receitas e crescer lentamente os custos – um dos pontos chaves  de uma startup, definido como “escalável”.  Outro ponto é definido como “repetível”, isto é, o seu negócio ser capaz de entregas em escalas ilimitadas. Difícil? Não. Basta ter uma boa ideia.

Um exemplo de startup

Digamos que você seja um programador de jogos e que criou um jogo que foi um sucesso e está vendendo muito. Você tem custos com materiais necessários para comercializar o jogo – DVDs, impressões, etc.  Mas você tem a grande ideia de vender o seu jogo apenas online – o que acontece aqui? O seu negócio se torna repetível e escalável, então o que temos aqui é uma startup, certo?

Esse é o momento das  startups e se você está tentando iniciar a sua, não desista logo na primeira vez caso não dê certo. Lembre-se das incertezas e de ir mudando e adaptando o modelo de negocio até que tudo se encaixe e funcione.  Uma dica final: busque ter sempre uma orientação jurídica durante o processo do empreendimento e conheça a legislação do seu negócio.

5_2-novos modelosQue outros fatores diferenciam uma startup de outras iniciativas, na sua opinião? Vamos continuar o papo nos comentários!

Next Post:
Previous Post: