Você Consegue Descrever Seu Modelo de Negócio em 10 Segundos?

Você Consegue Descrever Seu Modelo de Negócio em 10 Segundos?

O Business Model Canvas é uma ótima ferramenta. Nós sabemos, você sabe, todo mundo sabe – e quem não sabe, ficará sabendo em breve, tamanha a difusão do método por aqui.

Ele tem diversas vantagens, mas uma delas é matadora: qualquer um entende seu Modelo de Negócio em 2 minutos, olhando o seu Canvas. Ele simplifica (muito) a forma como você trabalha e gera seu ganha-pão de todo o dia.

Osterwalder deu um tiro certeiro no Plano de Negócio, que hoje agoniza e sobrevive graças aos poucos citados acima que conhecerão o Canvas em breve. Quem já conhece e utiliza abomina a ideia de ter que ler 80 páginas para conhecer o funcionamento de uma empresa.



Eis a diferença básica em duas situações cotidianas:

“Em anexo, estou enviando meu Plano de Negócio. Daqui a dois dias, quando você ainda não tiver lido ele inteiro, vamos conversar sobre.”

“Isso é o que importa! Dá uma olhada no meu Canvas enquanto toma o seu café e vamos trocar uma ideia.”

Agora, você não precisa andar com o Canvas embaixo do braço por todos os lados, como uma bíblia. Você precisa é encurtar seu Modelo em uma frase!

Basic CMYK

 

Esse é um ótimo exercício para saber se o seu Modelo de Negócio está realmente bem ajustado. Você deve preencher uma fórmula básica:

“Nós fazemos X, para que Y, através de Z.” Simplesmente, O QUÊ, POR QUE e COMO.

Exemplo?

“Aqui na Bizstart, nós capacitamos empreendedores (O QUÊ) para aumentar as chances de sucessos de suas empresas (POR QUE), através de cursos, treinamentos e consultorias (COMO).”

É assim que você explica seu Modelo de Negócio em 10 segundos.

Porque nem todo mundo tem 2 minutos nesse mundo corrido de hoje.

E aí, você consegue descrever seu modelo em 10 segundos? Compartilhe com a gente seu Modelo/Frase de negócio!

Next Post:
Previous Post:
  • Kildery

    Ótimo, muito obrigado, não entendia muito bem o que era um modelo de negócio e conseguir desenvolver o modelo de negócio para minha Startup, muito obrigado.